Você está aqui:

Participar do programa Se Liga, que oferece suporte aos jovens que cumpriram medida no sistema socioeducativo

Atualizado em 25/09/2018 às 10:36

O que é

Os adolescentes em conflito com a lei que se desligaram do sistema socioeducativo podem participar do programa Se Liga, cujo objetivo é promover gratuitamente a mediação entre o egresso e a rede parceira da Subsecretaria de Atendimento Socioeducativo (Suase) da Sesp, promovendo o encaminhamento para cursos profissionalizantes, escolas, serviços de saúde pública, espaços culturais, áreas de lazer, entre outros. O programa contribui para a sustentação ou continuidade de projetos desenvolvidos durante o cumprimento da medida, auxiliando na construção de novas oportunidades para os jovens.

Como o próprio nome indica, o programa é um convite ao adolescente para se conectar a espaços, atitudes e pessoas que o afastem do ambiente do ato infracional cometido.   O Se Liga começa com a conscientização e mobilização dos adolescentes quando ainda estão em cumprimento de medida nos centros socioeducativos. Ao ganhar a liberdade, o jovem é convidado a participar do programa. Tendo interesse, ele é atendido por uma equipe técnica que o orienta conforme suas demandas, de ordem particular, profissional ou educacional.   Cada adolescente pode escolher de que forma irá participar, considerando os eixos: saúde, profissionalização, educação, família, trabalho e renda. Nessa perspectiva, a proposta é que o jovem consiga extrair da oferta apresentada uma utilidade que contribua para a sua trajetória fora da unidade socioeducativa e que possibilite novas conexões com a cidade.    A duração do vínculo dos adolescentes com o Se Liga é de até um ano.  

Quem pode utilizar este serviço?

Adolescentes em conflito com a lei que se desligaram do sistema socioeducativo.

Órgão responsável

Secretaria de Estado de Segurança Pública - SESP

Etapas para realização deste serviço

1
Manifestar a vontade de participar do Se Liga

Manifestar a vontade de participar do programa quando abordado  ou por meio de procura ativa, através dos canais divulgados durante o cumprimento da medida.

Dúvidas frequentes

O Se Liga é um programa obrigatório para os egressos do sistema socioeducativa?

Não. É um programa de livre adesão. 

Unidades onde o serviço é prestado