Obter Profilaxia Pré-exposição ao HIV

Conteúdo Principal

O que é?

A PrEP consiste no uso preventivo de medicamentos antirretrovirais (ARV) orais para reduzir o risco de adquirir a infecção pelo HIV e se insere como uma estratégia adicinal de prevenção disponível no Sistema Único de Saúde (SUS), com o objetivo de reduzir a transmissão do HIV.

Etapas, custos e documentos

1
Solicitar Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) ao HIV;

Atendimento aos usuários elegíveis para profilaxia de prevenção ao HIV.

Documentos
Carteira de Identidade (RG)
Cartão Nacional do SUS (CNS)
Valor

Gratuito.

Canais de prestação
Presencial

Presencial

Quanto tempo leva?

O usuário poderá procurar o serviço de atendimento do seu município. O tempo de atendimento dependerá da demanda existente e disponibilidade de agenda.

Quem pode utilizar este serviço?

Para a utilização da PrEP, o serviço irá definir os critérios juntamente com o usuário para a utilização da PrEP.

Legislação

Recomendação do Ministério da Saúde conforme Diretrizes para organização dos serviços de saúde que ofertam a Profilaxia Pré-Exposição(PrEP) no sistema de saúde. Nota Informativa nº19/2018- DCCI/SVS/MS; OFÍCIO CIRCULAR Nº 8/2021/CGAHV/.DCCI/SVS/MS e NOTA INFORMATIVA Nº 11/2021-CGAHV/.DCCI/SVS/MS -

Dúvidas frequentes

O que é PrEP?

A Profilaxia pré-exposição (PrEP), consiste no uso do medicamento antirretrovial oral, todos os dias, quando há possibilidade de adquirir o vírus do HIV.

Como a PrEP funciona?

A PrEP é a combinação de dois medicamentos (Tenofovir+entricitabina) que bloqueiam alguns "caminhos" que o HIV usa para infectar o organismo.

Preciso utilizar a PrEP todos os dias?

Sim, uma vez indicada a PrEP o usuário deverá tomar os medicamentos todos os dias, sem interrupção.

Para quem a PrEP está indicada?

A PrEP não é para todos. A PrEP é indicada para pessoas que tenham maior chance de entrar em contato com o vírus do HIV, por terem dificuldades ou não usarem preservativos nas relações sexuais, principalmente nas relações anais.

Quem pode usar a PrEP?

A utilização da PrEP deverá seguir alguns critérios e segmentos populacionais, dessa forma o serviço que realiza o atendimento deverá avaliar os critérios e avaliar se o usuário tem indicação ou não do uso da PrEP.

Em quanto tempo a PrEP começa a fazer efeito?

Após 07 dias de uso para relação anal e 20 dias de uso para a relação vaginal.

Posso deixar de usar o preservativo durante o uso da PrEP?

Não, a PrEP protege o indivíduo de se infectar pelo HIV, por isso, o uso do preservativo em todas as relações sexuais é essencial para evitar outras infecções sexualmente trasmissíveis.

Preciso ser acompanhado na Unidade de Saúde?

Sim. Ao ser indicada a PrEP, o usuário deverá regularmente ser acompanhado pelo serviço e realizar exames laboartoriais.

A PrEP tem efeitos colaterais?

Geralmente, os efeitos são leves e autolimitados, como gastrointestinais (diarréia, náuseas e vômitos), perda de apetite ou dor de cabeça. Entretanto, são leves e geralmente cessam em poucos dias. Caso haja reações graves, o cidadão deve procurar o médico assistente o mais rápido possível.

Atualizado em: