O que é?
O Cadastro Único é um conjunto de informações sobre as famílias brasileiras em situação de pobreza e extrema pobreza. Essas informações são utilizadas pelo Governo Federal, pelos estados e pelos municípios para implementação de políticas públicas capazes de promover a melhoria da vida dessas famílias. O Bolsa Família é um programa do Governo Federal de transferência direta de renda, direcionado às famílias em situação de pobreza e de extrema pobreza em todo o país, de modo que consigam superar a situação de vulnerabilidade e pobreza.
Os municípios podem solicitar à Sedese informações sobre a gestão do CadÚnico e do Programa Bolsa Família.
Etapas, custos e documentos
Para solicitar orientações e apoio, o(a) interessado(a) deve entrar em contato, por e-mail ou telefone, com a Diretoria de Gestão do CadÚnico e Programas Socioassistenciais . Durante o contato, é importante que seja informado o nome do município. A orientação prosseguirá conforme necessidade de cada município.
Não é necessário apresentar documentação.
Gratuito.
Quanto tempo leva?
A duração da prestação do serviço varia de acordo com a demanda do município.
Quem utiliza esse serviço?
Gestores (Secretários) Municipais de Assistência Social; Gestores Municipais do Cadastro Único e Bolsa Família; Trabalhadores dos órgãos gestores municipais ou das unidades do Sistema Único de Assistência Social; Entrevistadores do Cadastro Único.
Legislação
Dúvidas frequentes
Quais as responsabilidades do Estado na Gestão do Programa Bolsa Família?
Gerir a base de dados do CadÚnico a nível estadual, auxiliar e orientar os municípios tecnicamente na gestão do CadÚnico e implementação do Programa, realizar capacitações
Outras informações
Unidades onde o serviço é prestado
Município | Unidade |
---|---|
Belo Horizonte | Subsecretaria de Assistência Social |