Obter hemocomponentes para transfusão via Assistências Hemoterápicas

Conteúdo Principal

O que é?

Fornecimento de hemocomponentes para os Estabelecimentos de Saúde (hospitais, clínicas, ambulatórios) contratantes da Hemominas para atendimento a pacientes com necessidade de transfusão.

Etapas, custos e documentos

1
Contratar a Hemominas para recebimento de hemocomponentes

Nesta etapa é realizada a formalização do contrato entre a Fundação Hemominas e o Estabelecimento de Saúde, na modalidade Assistência Hemoterápica,  para recebimento de hemocomponentes que serão transfundidos nos seus pacientes. Para a contratação deste serviço, o estabelecimento de saúde deverá apresentar os documentos a seguir, cuja tramitação deverá ser efetivada no Sistema de Informações Eletrônicas (SEI). Link do SEI disponível no site da Hemominas.

Documentos
Ofício
Ofício, assinado pelo represente legal do estabelecimento de saúde, apresentando interesse para a contratação dos serviços prestados pela Hemominas.
Formulário preenchido
Ficha de cadastro (formulário da Hemominas preenchido e assinado pelo representante legal da instituição pretendente), que se encontra disponível no sitio eletrônico Hemominas;
Alvará da Vigilância Sanitária
Alvará da Vigilância Sanitária ou Termo de Aptidão (datado e vigente);
Estatuto Social
Estatuto registrado em cartório (cópia);
Ata de eleição da atual diretoria
Ato de Nomeação do representante legal da instituição pública (cópia) ou Ata de Eleição do representante legal da instituição privada (cópia);
Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ)
Comprovante de endereço
Comprovante de endereço do estabelecimento contratante (cópia)
Inscrição Municipal
cópia
Carteira de Identidade (RG)
Carteira de Identidade do representante legal (cópia);
Cadastro de Pessoas Físicas (CPF)
CPF do representante legal (cópia);
Declaração de Treinamento
Declaração de treinamento realizado (expedida pela Unidade da Fundação Hemominas)
Valor

Sob consulta

Canais de prestação
2
Solicitar os hemocomponentes

O médico assistente da contratante encaminha a solicitação de sangue e componentes  com amostra pré-transfusional do paciente, informando o tipo e a modalidade de atendimento.

Documentos
Formulário preenchido
Formulário de requisição de hemocomponentes, disponível no site da Hemominas
Canais de prestação
3
Comparecer à Unidade da Hemominas de referência para receber o hemocomponente

O funcionário do estabelecimento de saúde comparece ao Serviço de Prova Cruzada da Hemominas para  iniciar o atendimento solicitado, acompanhado do formulário de solicitação de hemocomponente padronizado pela Hemominas, devidamente preenchido e assinado pelo médico, acompanhado da amostra pré-transfusional. A liberação do sangue ocorrerá após  o processamento dos testes e seleção adequada dos hemocomponentes, de acordo com a solicitação feita.

Documentos
Formulário preenchido
Formulário de solicitação de sangue e componentes, disponível no site da Fundação Hemominas
Canais de prestação
4
Devolver sangue e componente(s) não transfundidos

A devolução de hemocomponentes não transfundidos deve ser acompanhada da informação do motivo da devolução, no prazo de 24 horas da liberaçao para hemácias, contados a partir do expedição dos hemocomponentes. Os demais hemocomponentes não são devolvidos.

Documentos
Formulário preenchido
Formulário de devolução de hemocomponentes, assinado pelo médico responsável técnico, disponível no site da Fundação Hemominas
Formulário preenchido
Formulário de condição de transporte  de hemocomponentes devolvidos, assinado pelo médico responsável técnico, disponível no site da Fundação Hemominas
Valor

Sob consulta

Canais de prestação

Quanto tempo leva?

Variável, de acordo com o tempo de tramitação da solicitação do serviço.

Quem pode utilizar este serviço?

Assistências Hemoterápicas contratantes da Hemominas.

Legislação

Portaria de Consolidação do Ministério da Saúde nº 5, de 28 de setembro de 2017 - Anexo IV - Do Sangue, Componentes e Derivados.

Outras informações

Assistência Hemoterápica -  Quando o Estabelecimento de Saúde contratante não se enquadra nos requisitos da modalidade contratual Agência Transfusional, mas demanda hemocomponentes diretamente à UFH contratada  para o fornecimento de hemocomponentes necessários ao atendimento pontual, direcionado às urgências e cirurgias eletivas, em conformidade com a legislação vigente.

Unidades onde o serviço é prestado

Atualizado em: