Obter diagnóstico de brucelose
O que é
É o resultado de provas sorológicas em que se pesquisa a presença de anticorpos específicos contra bactérias do gênero Brucella. É realizado em bovinos, bubalinos e suínos para certificação e monitoramento de Granjas de Reprodutores de Suínos Certificadas.
Quem pode utilizar este serviço?
Veterinários habilitados no Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose e Responsáveis Técnicos de Granjas de Reprodutores de Suínos Certificadas.
Órgão responsável
Arquivos
Etapas para realização deste serviço
É considerada amostra para diagnóstico sorológico de brucelose, o soro sanguíneo, no mínimo 2,5 ml, congelado ou resfriado até 8°C (oito graus Celsius). As amostras de soro sanguíneo devem ser colhidas, identificadas e acompanhadas de formulário devidamente preenchido.
Documentação
- Requerimento de realização de teste para diagnóstico de brucelose;
- Requerimento de reteste para exame de brucelose;
- Nomeação de portador para brucelose;
- Cópia do atestado de realização do teste de AAT pelo veterinário habilitado (nos casos de amostras encaminhadas para diagnóstico confirmatório – 2-mercaptoetanol).
Canais de Prestação
Presencial
Pessoalmente, pelos Correios ou por empresa transportadora: Laboratório de Saúde Animal
Av. do Contorno, 1707 - Floresta,
CEP: 30.110-005 - Belo Horizonte/MG
Após entregar as amostras, o interessado receberá o Documento de Arrecadação Estadual - DAE, pessoalmente ou por e-mail. Somente após o pagamento a análise da amostra será realizada.
Documentação
Documento de Arrecadação Estadual - DAE
Uma via do relatório contendo o resultado do diagnóstico é enviada, por e-mail ou Correios, ao médico veterinário habilitado requisitante do teste ou veterinário responsável técnico da granja.
Documentação
Relatório de ensaio.
Canais de Prestação
Presencial
Endereço informado pelo interessado
Quanto tempo leva?
Até 10 dias úteis.
Outras informações
Para prova de triagem para brucelose é utilizado o teste do Antígeno Acidificado Tamponado (AAT) e como prova confirmatória o teste do 2-Mercaptoetanol (2-ME).