O que é?
É o resultado de provas sorológicas em que se pesquisa a presença de anticorpos específicos contra bactérias do gênero Brucella.
É realizado em bovinos, bubalinos e suínos para certificação e monitoramento de Granjas de Reprodutores de Suínos Certificadas.
Etapas, custos e documentos
É considerada amostra para diagnóstico sorológico de brucelose, o soro sanguíneo, no mínimo 2,5 ml, congelado ou resfriado até 8°C (oito graus Celsius).
As amostras de soro sanguíneo devem ser colhidas, identificadas e acompanhadas de formulário devidamente preenchido.
Após entregar as amostras, a pessoa interessada recebe o Documento de Arrecadação Estadual - DAE, pessoalmente ou por e-mail. Somente após o pagamento a análise da amostra será realizada.
O relatório contendo o resultado do diagnóstico será recebido, por e-mail ou Correios, pelo médico(a) veterinário(a) habilitado requisitante do teste ou veterinário(a) Responsável Técnico da granja.
Documento de Arrecadação Estadual - DAE.
Relatório de ensaio.
Quanto tempo leva?
O prazo para liberação do resultado é de até 7 dias após o pagamento do Documento de Arrecadação Estadual (DAE).
Quem utiliza esse serviço?
Médicos(as)-veterinários(as) no Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose e Responsáveis Técnicos de Granjas de Reprodutores de Suínos Certificadas.
Arquivos
Legislação
Outras informações
Para prova de triagem para brucelose é utilizado o teste do Antígeno Acidificado Tamponado (AAT) e como prova confirmatória o teste do 2-Mercaptoetanol (2-ME).
Unidades onde o serviço é prestado
Município | Unidade |
---|---|
Belo Horizonte | Laboratório de Saúde Animal |