Solicitar certificação GRSC - Granja de Reprodutores de Suínos Certificadas

Conteúdo Principal

O que é?

É obrigatória para granjas que comercializam ou distribuem reprodutores de suídeos, centrais de inseminação artificial e para a participação de suídeos em feiras, exposições e leilões. A certificação GRSC atesta que a exploração é livre e/ou controlada para doenças de importância econômica e sanitária para o país.

Etapas, custos e documentos

1
Receber fiscalização

Após solicitação feita ao Ministério da Agricultura, o interessado será contatado por e-mail ou telefone pelo IMA e/ou Ministério  para o agendamento da fiscalização. Na data agendada o Responsável Técnico deve apresentar os exames, receber os fiscais na propriedade e coletar as amostras.

Após a realização das análises e diante da conformidade dos resultados, será recebido por e-mail, o certificado sanitário. 

Canais de prestação
Presencial

Na propriedade  de suínos.

Telefone
Informado pelo solicitante

Quanto tempo leva?

Aproximadamente 6 meses

Quem pode utilizar este serviço?

Suinocultores e médicos veterinários Responsáveis Técnicos de granjas de suínos

Arquivos

Legislação

Dúvidas frequentes

O certificado dever ser solicitado ao Instituto Mineiro de Agropecuária - IMA? Não. O pedido deve ser dirigido ao  Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastacimento - MAPA (pnss.mg@agricultura.gov.br). O IMA efetua a fiscalização e disponibiliza o certificado ao solicitante.

Quais doenças são monitoradas na certificação GRSC? Para receber a certificação, a exploração deve ser livre de peste suína clássica (PSC), doença de aujeszky (DA), brucelose, tuberculose e sarna e livre ou controlada para leptospirose.

Qual a validade do certificado GRSC? 6 meses

Quais exames são realizados: Durante a fiscalização do IMA cabe ao Responsável Técnico colher os materiais para os exames: amostras de água; soro para análise de peste suína clássica, doença de aujesky, brucelose; raspado para sarna, inoculação de tuberculina e análise de livre ou controlada para leptospira (mediante teste diagnóstico ou comprovação de vacinação). Os custos dos exames serão às expensas do proprietário.

Unidades onde o serviço é prestado

Município Unidade
Perdizes Escritório Seccional
São Roque de Minas Escritório Seccional
Conceição das Alagoas Escritório Seccional
Itabira Escritório Seccional
Mantena Escritório Seccional
Atualizado em: