Obter Auxílio para Publicação de Artigos em Periódicos Indexados

Conteúdo Principal

O que é?

É um apoio financeiro oferecido pela FAPEMIG para cobrir os custos de publicação de artigos científicos com resultados de pesquisas feitas em Instituições de Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (ICTMG). 

O artigo deve estar aceito para publicação em periódicos científicos reconhecidos, como: 

  • JCR/Clarivate 

  • Scopus/Elsevier 

  • SciELO 

  • ou, preferencialmente, em Acesso Aberto (Open Access) 

A escolha do periódico deve seguir as orientações do documento “Políticas de Periódicos para Minas Gerais”. 

Obs.: Este serviço não tem custo para o(a) pesquisador(a). 

Etapas, custos e documentos

1
Consultar se há chamadas em aberto

Acesse o site da FAPEMIG e verifique quais Chamadas Públicas estão abertas para solicitar auxílio. 

Canais de prestação
2
Cadastrar no Sistema Everest

Antes de enviar sua proposta, é necessário realizar o cadastro como usuário externo no sistema EVEREST. 

 

 

Canais de prestação
3
Enviar proposta

Preencha e envie sua proposta no sistema EVEREST, com todos os documentos exigidos na chamada escolhida.   

Documentação

Os documentos variam conforme o edital. 

Canais de prestação
4
Acompanhar o julgamento da proposta

A FAPEMIG vai analisar sua proposta, conferindo os documentos e avaliando se ela se encaixa nas regras e nos objetivos da modalidade. 

O resultado será divulgado na data informada na Chamada, no site da FAPEMIG, no campo “Chamadas/Resultados”, depois de ser publicado no Diário Oficial do Estado de Minas Gerais. 

Canais de prestação
5
Fazer cadastro no SEI (Sistema Eletrônico de Informações)

Acesse o Sistema Eletrônico de Informações (SEI) e preencha o formulário para se cadastrar como usuário externo. Siga as orientações que aparecem na própria página de cadastro. 

 

Canais de prestação
6
Apresentar recurso

O(A) proponente pode apresentar recurso contra o julgamento da proposta, conforme as regras previstas na chamada.   

Documentação

O recurso deve ser apresentado pelo SEI, no processo "FAPEMIG – Interposição de Recurso" 

Canais de prestação
7
Acompanhar o contato da FAPEMIG

Se a proposta for aprovada, a FAPEMIG entrará em contato para assinatura do contrato. 
A assinatura é feita de forma eletrônica, por meio do Sistema Eletrônico de Informações (SEI). 
Depois que todas as partes assinarem, um resumo do contrato é publicado no Diário Oficial do Estado, e isso marca o início oficial do projeto. 

 

Canais de prestação
8
Acompanhar o recebimento do recurso financeiro

O pagamento será feito conforme as regras da legislação estadual e depende da disponibilidade de orçamento.
Também é necessário seguir os prazos e procedimentos para solicitar o pagamento mensal, de acordo com o Manual da FAPEMIG. 

Canais de prestação
9
Executar proposta

Durante a execução, siga as regras definidas no documento que formaliza o apoio, na legislação em vigor, no Manual da FAPEMIG e na Cartilha de Prestações de Contas da FAPEMIG

10
Prestar contas dos recursos financeiros

Quando finalizar a execução da proposta, é necessário prestar contas dos recursos Alunos(as) regularmente matriculados em Programa de Pós-Graduação e bolsistas do PAPG da FAPEMIG, no nível de doutorado e aprovados(as) para realização de estágio no exterior.

Para isso, acesse o Sistema Eletrônico de Informações (SEI), clique em “Peticionamento”, depois em “Processo novo” e selecione a opção “FAPEMIG – Prestação de Contas Financeira”. 

Documentação

Está definida no documento que formaliza o apoio, na legislação, no Manual da FAPEMIG e na Cartilha de Prestação de Contas. 

Canais de prestação

Quanto tempo leva?

O tempo de análise e resposta da FAPEMIG varia conforme a modalidade do auxílio, podendo ser de 60 a 120 dias.   

Quem utiliza esse serviço?

Pesquisadores(as) que: 

  • Possuam vínculo formal (contrato ou estatutário) com ICTMG;
  • Tenham um artigo aprovado para publicação em periódico indexado nas bases citadas acima; 
  • Não estejam recebendo simultaneamente apoio do Programa Pesquisador Mineiro (PPM) ou da Demanda Universal para a mesma publicação;
  • Não tenham recebido auxílio de outra agência de fomento para o mesmo fim. 

Arquivos

Dúvidas frequentes

Qual o prazo para envio do relatório técnico final? 
O pesquisador deve entregar a documentação final, com os resultados da pesquisa e da bolsa, até 60 dias após o fim do projeto. 

Demais dúvidas, acesse o site da FAPEMIG ou ligue para (31) 3280-2100. 

Outras informações

  • A concessão do auxílio depende da comprovação do uso correto dos recursos pela instituição ou pesquisador beneficiado, conforme o contrato e as regras da modalidade. 

  • É obrigatória a citação à FAPEMIG como agência financiadora nos artigos, apresentações, eventos e qualquer material de divulgação do trabalho. 
    → A ausência dessa citação impede o julgamento da proposta, que será cancelada. 

  • Caso haja pendências contratuais com a FAPEMIG por parte do pesquisador ou da instituição, o repasse pode ser suspenso. 

  • Se a proposta for aprovada, o pesquisador deverá aguardar contato da FAPEMIG para a assinatura do instrumento jurídico. 

  • O cadastro no sistema SEI só é necessário se a proposta foi aprovada, ou o pesquisador quiser entrar com recurso. 

  • A FAPEMIG não cobre custos adicionais causados por mudanças no processo original ou por necessidade de complementação de recursos não previstos. 

  • Toda comunicação com a FAPEMIG deve mencionar o código do apoio concedido. 

  • Os pesquisadores devem divulgar o apoio da FAPEMIG em: 

  1. Artigos científicos

  2. Palestras, seminários e cursos

  3. Folders, banners, cartazes e outros materiais de divulgação

  4. Produtos e serviços resultantes do apoio 

Em ano eleitoral, é obrigatório seguir a Lei Federal 9.504/1997. 

Demais dúvidas, acesse o site da FAPEMIG ou ligue para (31) 3280-2100. 

Unidades onde o serviço é prestado

Atualizado em: