Solicitar autorização para o plantio no vazio sanitário da soja

Conteúdo Principal

O que é?

Permissão para a semeadura e a manutenção de plantas vivas de soja, para pesquisa científica, semente genética ou frustração de safra, durante o período do vazio sanitário da soja.  

Etapas, custos e documentos

1
Enviar solicitação

O solicitante deve preencher o formulário eletrônico, anexar o plano de trabalho e enviar ao IMA. A solicitação será analisada, e o ofício contendo a autorização ou o indeferimento para o plantio no vazio sanitário da soja, será recebido por e-mail. 

Documentação

Plano de trabalho contendo: I – nome e endereço do requerente; II – área(s) indicada(s) para o desenvolvimento da atividade, com dados georreferenciados. III – nome e endereço Responsável Técnico; IV – categoria da semente que será produzida; V – detalhamento dos processos de controle fitossanitário da Ferrugem Asiática da Soja ou de contenção da disseminação de Phakopsora pachyrhizi. VI - Declaração de responsabilidade técnica com relação às ações de controle da Ferrugem Asiática da Soja.

Canais de prestação

Quanto tempo leva?

Até 30 dias após a solicitação 

Quem pode utilizar este serviço?

Produtores, empresas e instituições de pesquisa e ensino.

Legislação

Dúvidas frequentes

Qual o período de vazio sanitário da soja? De 01 de julho a  30 de setembro.

Posso plantar outra cultura durante o vazio sanitário da soja? Sim, exceto soja.

O que ocorre se for efetuado o plantio de soja durante o vazio sanitário sem autorização? O IMA lavrará um auto de infração em desfavor do produtor/empresa e abrirá um processo administrativo.

Não recebi o protocolo de solicitação o que devo fazer? Entre em contato com gdv@ima.mg.gov.br

 

Outras informações

 

 

Atualizado em: