Notificar a alta mortalidade de animais de produção

Conteúdo Principal

O que é?

A notificação de alta mortalidade de animais de produção deve ser feita ao IMA, para avaliação da ocorrência e tomadas das medidas previstas em  legislação.

Etapas, custos e documentos

1
Notificar a ocorrência

O notificante pode comunicar a suspeita ou ocorrência pelo whatsapp (31) 8598 9611, via eletrônica no Sisbravet,  por e-mail, telefone ou presencialmente. Apesar de facultativo, é indicado o preenchimento do formulário de Notificação que facilitará e direcionará as ações.

Documentação

Formulário de Notificação de suspeita ou ocorrência de doenças em animais - o preenchimento  deve ser o mais completo possível.

 

Canais de prestação
Aplicativo / celular

Whatsapp (31) 8598 9611

Presencial

No escritório seccional do IMA que atenda ao município em que a propriedade esteja localizada.

2
Acompanhar a vistoria

Estando dentro dos critérios para investigação, a propriedade é vistoriada até 12 horas após a notificação, exceto para suínos que dependerá de classificação do IMA.  O notificante receberá orientações e documentos que registram o atendimento.

Canais de prestação
Presencial

No local onde se encontram os animais mortos.

Quanto tempo leva?

Em até 12 horas após o recebimento da notificação.

Quem pode utilizar este serviço?

Produtores rurais, médicos veterinários, responsáveis técnicos, profissionais que atuam na área de diagnóstico, ensino ou pesquisa em saúde animal ou qualquer cidadão.

Arquivos

Legislação

Dúvidas frequentes

Quanto tempo após verificar a mortalidade de animais acima do normal devo notificar ao IMA? Imediatamente ou em até 12h após verificação da alta mortalidade. Exceto suínos que deverá atender a Norma Interna DSA 05/2009.

Como é caracterizada a alta mortalidade? A alta mortalidade alvo de notificação é aquela que ocorre em curto período de tempo. No caso das aves, o Programa Nacional de Sanidade Avícola definiu como inferior a 72 horas.

O IMA presta atendimento veterinário gratuito? Não presta serviço de atendimento veterinário. O IMA realiza controle de doença de notificação obrigatória, conforme determina a legislação vigente. As ações desenvolvidas mediante a notificação visam ao controle da doença.

Unidades onde o serviço é prestado

Município Unidade
Carlos Chagas Escritório Seccional
Urucuia Escritório Seccional
Virginópolis Escritório Seccional
São Francisco Escritório Seccional
Itaúna Escritório Seccional
Atualizado em: