Formalizar processo de Avaliação Ambiental Integrada de empreendimentos hidrelétricos

É um instrumento de apoio às decisões estratégicas de Governo no que se refere à implantação de novos empreendimentos hidrelétricos em Minas Gerais, por meio da avaliação dos impactos cumulativos e sinérgicos de empreendimentos hidrelétricos propostos em bacias hidrográficas prioritárias neste Estado.

Formalizar processo de AAI

Serão apresentados os documentos necessários para formalização do processo, conforme disposto na Resolução Conjunta Semad/Feam/IEF/Igam nº 3.074/2021.

Formulário preenchido
de Identificação
Plano de trabalho
Declaração
da equipe técnica interdisciplinar independente
Anotação de Responsabilidade Técnica (ART)
ART – ou documento equivalente
Outros documentos
podem ser solicitados, conforme procedimento disponível no sítio eletrônico da Feam

Fornecer informações complementares

Durante a análise dos estudos e documentos submetidos ao Comitê Gestor, podem ser solicitadas informações complementares que deverão ser providenciadas pela empresa, por meio da equipe interdisciplinar por ela contratada.

Divulgar Consulta Pública

Anteriormente à emissão do Relatório Final do estudo de AAI, deve ser realizada consulta pública no sítio eletrônico da Feam, por meio da qual é garantida a disponibilização de informações ao público e a possibilidade de recebimento de manifestações dos interessados, em caráter opinativo e não vinculante.
Nessa etapa, é atribuição dos empreendedores a divulgação da consulta pública na área de abrangência da AAI definida em conjunto com o Comitê Gestor.

Até 450 dias corridos contados a partir da correta formalização do processo.

Empreendedores que pretendam instalar um empreendimento hidrelétrico em bacia hidrográfica de prioridade alta ou muito alta para elaboração de AAI, para a qual ainda não tenha sido aprovado um estudo de Avaliação Ambiental Integrada.

Quais são as bacias de prioridade alta e muito alta para elaboração de AAI?
- Categoria de prioridade alta: Rio Paraibuna, Rio Piranga, Rio Perdizes, Rio Abaeté, Rio Alto Paranaíba, Alto Rio São Francisco, Rio Itacambiruaçu, Rio Suaçuí Grande, Rio Paraopeba, e Alto Rio Grande.
- Categoria de prioridade muito alta: Rio Araguari, Rio Urucuia, Rio Tijuco, Alto e Médio Rio das Velhas, Rio Santo Antônio, e Alto e Médio Rio Pomba.

Quem arca com os custos da elaboração da AAI?
A AAI é custeada pelo empreendedor interessado.

Quem elabora a AAI?
A AAI deve ser elaborada por equipe interdisciplinar independente contratada pelo empreendedor.

Quem analisa a AAI?
A AAI é analisada por um Comitê Gestor composto por representantes do Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos.

Para mais informações, confira a página sobre AAI no site da Feam, clicando aqui.