Solicitar adesão ao Projeto Sanitarista Mirins

Participar do Projeto "Sanitaristas Mirins", que promove nas escolas de ensino fundamental e médio, a disseminação de conhecimentos relativos à agropecuária: saúde animal, saúde vegetal, meio ambiente e segurança alimentar. O projeto serve para conscientizar os alunos sobre a importância do desenvolvimento rural sustentável.

Solicitar adesão ao projeto

A escola ou prefeitura municipal deve solicitar ao IMA, por ofício, adesão ao projeto Sanitaristas Mirins

Ofício de solicitação constando: nome(s) da(s) escola(s), dos professores e alunos que participarão e dados para contato (e-mail e telefone)

No escritório seccional do IMA que atenda ao município em que a escola esteja localizada ou por Correios.

Participar de reunião com o IMA

Num prazo de 30 dias, após análise e aprovação da solicitação, o IMA fará contato com o solicitante, por telefone ou por e-mail para agendar, em comum acordo, a reunião de planejamento do projeto.

Nesta reunião o projeto será apresentado aos interessados e será definido o cronograma do projeto: solenidade de lançamento, treinamento dos professores, palestras e aulas práticas dos alunos, solenidade de encerramento, apresentação dos trabalhos dos alunos (redação, desenho, maquete, música, teatro) e entrega de certificados.

No local estabelecido pelo solicitante.

Participar das ações

O IMA disponibiliza equipe para ministrar o treinamentos aos professores, efetuar as aulas práticas e  atividades previstas no cronograma, abordando conteúdos do livro: "A educação sanitária no dia-a-dia dos alunos". A Escola deve se organizar para essa recepção e atividades.

Na escola que aderiu ao projeto e no ambiente rural definido no cronograma.

Escolas municipais, estaduais, particulares, prefeituras, secretarias municipais de Educação e de Agricultura

Quando solicitar a adesão ao projeto? Como o projeto começa no início do ano letivo, é necessário fazer a solicitação com, no mínimo, 6 meses de antecedência.

Há limitação quanto ao número de professores e alunos que participarão do projeto? Não, mas a solicitação com antecedência de 6 meses vai auxiliar o IMA a se adequar a demanda.

Quanto tempo dura o projeto? O projeto prevê o acompanhamento durante o período de um ano letivo.

Há uma faixa etária específica contemplada no projeto? O projeto destina-se preferencialmente às crianças do ensino do fundamental (6 a 10 anos), mas pode ser ofertado ao ensino médio se essa for a demanda.

Qual conteúdo será abordado? Saúde animal (doenças dos animais que são transmitidas ao homem – zoonoses – e aquelas que causam prejuízos aos produtores rurais e à economia do Estado); Sanidade vegetal (uso de agrotóxicos, doenças e pragas que atacam as lavouras, frutas, citros, grãos etc.); Segurança alimentar (inspeção de produtos de origem animal, embalagens, rótulos, agroindústria familiar, queijo Minas artesanal, etc.); Certificação (o que é, importância e selos do IMA); Meio ambiente (descarte de frascos de vacinas e medicamentos, embalagens de agrotóxicos, contaminação das pastagens e rios, resíduos dos laticínios e frigoríficos, controle da população de morcegos etc.).

O projeto "Sanitaristas Mirins" contempla o treinamento dos professores, palestras aos alunos e visitas práticas ao ambiente rural com profissionais do IMA e a doação de exemplares do livro didático pedagógico "A educação sanitária no dia-a-dia dos alunos".

Serão disponibilizados, gratuitamente,exemplares do livro didático pedagógico "A educação sanitária no dia-a-dia dos alunos".

Município Unidade
Paraopeba Escritório Seccional