Conteúdo Principal

Durante a Fenacampo, Secretário de Agricultura destaca conquista de Indicação de Procedência para hortifrútis da região de São Gotardo

Submitted by Anônimo (não verificado) on
Registro possibilita acesso a novos mercados e contribui para o desenvolvimento regional
Publicado em:

O secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, Thales Fernandes, participou da abertura oficial da 9ª Feira de Agronegócios do Alto Paranaíba, na última quarta-feira (31/8), no Parque de Exposições, em São Gotardo. O evento, conhecido como Fenacampo, é realizado pelo sindicato rural do município e segue até o dia 02 de setembro. Na oportunidade, o secretário parabenizou os produtores pela conquista da Indicação de Procedência (IP), concedida pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), para os hortifrútis produzidos na região.

“A Indicação Geográfica (IG) é um passo muito importante, pois agrega valor e traz um diferencial ao produto. Também sou produtor rural e conheço as dificuldades do setor. Por isso, o Governo de Minas está cada vez mais próximo de quem produz, para tomarmos as decisões corretas e seguirmos avançando cada vez mais”, destacou o titular da pasta.

Com mais de 350 hortifruticultores, a região de São Gotardo, que abrange os municípios de Campos Altos, Ibiá, Matutina, Rio Paranaíba, São Gotardo e Tiros, foi a primeira publicação de IP deste ano e contempla produtos como abacate, alho, batata e cenoura.

O registro permite acesso a novos mercados e contribui para o desenvolvimento regional, beneficiando produtores e consumidores. A região de São Gotardo é responsável por 84% de toda a produção de alho em Minas Gerais, com a colheita de 52 mil toneladas por ano. Destacam-se ainda a produção de 47 mil toneladas de cebola e 22 mil toneladas de abacate.

A Indicação Geográfica se divide em Indicação de Procedência (IP) e Denominação de Origem (DO). A IP marca o nome do local que se tornou conhecido pela produção ou fabricação de um determinado produto ou serviço. Já a DO, indica que as qualidades ou características de um produto ou serviço são provenientes do meio geográfico, com a contribuição de fatores naturais e humanos.

Programação

Em sua retomada, após dois anos de paralisação em função das medidas de prevenção à covid-19, a Fenacampo chega a sua 9ª edição com o objetivo de reafirmar o compromisso para o desenvolvimento do agronegócio na região do Alto Paranaíba. Mais de 100 expositores do setor participam do evento, que trará palestras e Dias de Campo sobre boas práticas de manejo, pesquisas e novas tecnologias.

 

Danielle Moura - Ascom/Seapa

Foto: Adriane Bicalho/Seapa

 

*Este conteúdo foi produzido durante o período de restrição eleitoral e publicado somente após a oficialização do término das eleições.

 

Siga a Secretaria de Agricultura nas redes sociais: Instagram - Youtube - Twitter - Facebook

Acompanhe as notícias do Estado pela Agência Minas 

Compartilhe via: