Visitar o Museu Casa Guimarães Rosa.

Atualizado em 26/10/2018 às 09:13

O Museu Casa Guimarães Rosa está instalado na casa onde o escritor João Guimarães Rosa nasceu e passou seus primeiros nove anos de vida (1908 a 1917). Um dos principais itens do seu acervo é justamente este imóvel, composto pela residência da família e pela venda mantida pelo seu pai, Florduardo Rosa, o “seu Fulô”. A venda, típico comércio do final do século XIX, tinha como público os vaqueiros que traziam as boiadas para o embarque nos trens da Central. Nessa venda o menino Joãozito conviveu com esses fregueses e pôde ouvir suas pitorescas histórias, que certamente estimularam a viva imaginação do futuro escritor. Inaugurado em 1974, o Museu oferece a seus visitantes um acervo de mais de 700 documentos relativos à vida e à obra roseanas, tais como originais de Tutaméia; objetos pessoais, máquina de escrever, o espadim da Academia Brasileira de Letras, móveis, fotografias, obras de arte e todas as edições importantes de seus livros. Esse rico acervo está disponível para apreciação do público na exposição de longa duração, intitulada Rosa dos Tempos, Rosa dos Ventos, que ainda proporciona ao público áreas reconstituídas cenograficamente, como a própria venda, o quarto da avó, o gabinete do autor, a cozinha, entre outros.

O Museu, em parceria com sua Associação de Amigos, promove diversas atividades e eventos culturais na cidade de Cordisburgo, visando à participação intensa dos visitantes e da comunidade. Destaca-se aqui a Semana Roseana, evento anual, com programação variada, realizado em parceria com a Academia Cordisburguense de Letras, com a Prefeitura e a Câmara Municipal. Para a realização de visitas orientadas, o Museu conta com a atuação do Grupo de Contadores de Estórias Miguilim, que recebe o público narrando trechos da obra de Rosa. A Instituição apóia, ainda, o Grupo Caminhos do Sertão na realização de caminhadas ecoliterárias por trajetos do sertão descritos nos livros do autor.

Qualquer cidadão.

Secretaria de Estado de Cultura - SEC

Agendar visitas

O agendamento prévio  de visitas de grupos escolares, turísticos ou de outros agrupamentos ao Museu Casa Guimarães Rosa pode ser feito por telefone ou e-mail.

Não é necessário nenhum documento.

Gratuito.

O agendamento pode ser feito diretamente na recepção do Museu Casa Guimarães Rosa - Rua Padre João, 744 - Centro -  Cordisburgo – Minas Gerais

(31) 3715-1425 - de terça a sexta – de 9h às 17h

museuguimaraesrosa@cultura.mg.gov.br
Visitar o Museu

A visita espontânea ao Museu Casa Guimarães Rosa pode ser feita dentro do horário de funcionamento do Museu: Terça a sexta: 9h às 17h    | Sábado, domingo e feriados: 9h às 17h. Não é necessário agendamento prévio.

OBS: Caso seja de interesse, o visitante poderá ser acompanhado por um integrante do Grupo Miguilim. .

Não é necessário nenhum documento.

Gratuito.

A visia ao Museu Casa Guimarães Rosa leva aproximandamente de uma a duas horas.

- Ás segundas-feiras o Museu Casa Guimarães Rosa está fechado para manutenção.

- As crianças abaixo de 12 anos devem estar acompanhadas de seus pais ou responsáveis.

- Não é permitida a entrada de animais

- Informações sobre programação e atividades no museu estão disponíveis nas redes sociais:

Facebook: https://www.facebook.com/museucasaguimaraesrosa.mg/