Visitar o Museu Casa Guimarães Rosa

Conteúdo Principal
Atualizado em: 31/07/2021 - 22:54

O que é?

O Museu Casa Guimarães Rosa está instalado na casa onde o escritor João Guimarães Rosa nasceu e passou seus primeiros nove anos de vida (1908 a 1917). Um dos principais itens do seu acervo é justamente este imóvel, composto pela residência da família e pela venda mantida pelo seu pai, Florduardo Rosa, o “seu Fulô”. A venda, típico comércio do final do século XIX, tinha como público os vaqueiros que traziam as boiadas para o embarque nos trens da Central. Nessa venda o menino Joãozito conviveu com esses fregueses e pode ouvir suas pitorescas histórias, que certamente estimularam a viva imaginação do futuro escritor.

Esse serviço é gratuito.

Etapas, custos e documentos

1
Agendar visitas

O agendamento prévio de visitas de grupos escolares, turísticos ou de outros agrupamentos ao Museu Guimarães Rosa pode ser feito: e-mail ou diretamente na sede do museu.

Documentação

Não é necessário nenhum documento.

Canais de prestação
Presencial

O agendamento pode ser feito diretamente na recepção do Museu Casa Guimarães Rosa - Rua Padre João, 744 - Centro -  Cordisburgo – Minas Gerais

2
Visitar o Museu

A visita espontânea é feita dentro do horário de funcionamento do Museu: Terça a domingo: 9h30 às 17h
Não é necessário agendamento prévio. Caso seja de interesse, o visitante poderá ser acompanhado de um integrante da equipe de ação educativa.

Canais de prestação
Presencial

 Museu Casa Guimarães Rosa - Rua Padre João, 744 - Centro -  Cordisburgo – Minas Gerais

Quanto tempo leva?

A visita ao Museu Casa Guimarães Rosa leva aproximandamente de uma a duas horas.

Quem pode utilizar este serviço?

Qualquer cidadão.

Outras informações

- As crianças abaixo de 12 anos devem estar acompanhadas de seus pais ou responsáveis.

- Não é permitida a entrada de animais

- Informações sobre programação e atividades no museu estão disponíveis nas redes sociais:

- Facebook

- Instagram

- Inaugurado em 1974, o Museu oferece a seus visitantes um acervo de mais de 700 documentos relativos à vida e à obra rosianas, tais como originais de Tutaméia; objetos pessoais, máquina de escrever, o espadim da Academia Brasileira de Letras, móveis, fotografias, obras de arte e todas as edições importantes de seus livros. Esse rico acervo está disponível para apreciação do público na exposição de longa duração, intitulada Rosa dos Tempos, Rosa dos Ventos, que ainda proporciona ao público áreas reconstituídas cenograficamente, como a própria venda, o quarto da avó, o gabinete do autor, a cozinha, entre outros.

- O Museu, em parceria com sua Associação de Amigos, promove diversas atividades e eventos culturais na cidade de Cordisburgo, visando a participação intensa dos visitantes e da comunidade. Destaca-se aqui a Semana Rosiana, evento anual, com programação variada, realizado em parceria com a Academia Cordisburguense de Letras, com a Prefeitura e a Câmara Municipal. Para a realização de visitas orientadas, o Museu conta com a atuação do Grupo de Contadores de Estórias Miguilim, que recebe o público narrando trechos da obra de Rosa. A Instituição apoia, ainda, o Grupo Caminhos do Sertão na realização de caminhadas ecoliterárias por trajetos do sertão descritos nos livros do autor.

Unidades onde o serviço é prestado

Município Unidade
Cordisburgo Museu Casa Guimarães Rosa