Obter carteira de usuário da Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais

Conteúdo Principal

O que é?

Ao se associar à Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais, o leitor pode fazer empréstimos de três livros por vez, com prazo de 14 dias para devolução, renováveis por mais 14 dias. A carteira de usuário deve ser renovada a cada dois anos.

Etapas, custos e documentos

1
Solicitar cadastro de leitor

O leitor deve se apresentar no balcão de atendimento do setor de Empréstimo Domiciliar ou do setor Infantojuvenil munido de documento de identidade com foto e comprovante de residência atualizado. Menores de 16 anos precisam também da presença de um dos pais ou responsável, ou de uma autorização assinada por eles. Após o cadastro será emitida a carteira de usuário da Biblioteca.


A confecção da carteira de leitor pode ser realizada de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h45, no setor infantojuvenil localizado no prédio sede e das 10h às 15h45 no setor de empréstimo de livros do prédio anexo.
 

Documentos
Carteira de Identidade (RG)
Carteira Nacional de Habilitação (CNH), passaporte ou identificação fornecida por ordens ou conselhos de classes e que, por lei, tenha validade como documento de identidade, também poderão ser utilizados para o cadastro.
Certidão de Nascimento
No caso de menores de 16 anos que não possuem Carteira de Identidade (RG).
Comprovante de endereço
Emitido nos quatro últimos meses, contendo o nome da pessoa, ou dos pais, ou do cônjuge. O comprovante pode ser em formato digital.  
Valor

Contribuição de R$3,00

Canais de prestação
Presencial

Praça da Liberdade, 21

Quanto tempo leva?

Aproximadamente 10 minutos.

Quem pode utilizar este serviço?

Todo(a) cidadão(ã) interessado(a) em leitura, informação e cultura.

Dúvidas frequentes

Tenho que levar cópias dos documentos? Não. Somente apresentar os originais.

Qual outro documento pode ser aceito no lugar do RG? Original de um dos seguintes documentos de identidade: Certidão de Nascimento (apenas no caso de menores de 16 anos), Carteira de Trabalho, Carteira de Motorista, Carteira Profissional, Passaporte.

Outras informações

Não se aplica

Unidades onde o serviço é prestado

Município Unidade
Belo Horizonte Diretoria do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas
Atualizado em: