Você está aqui:

Visitar o Museu Casa Alphonsus de Guimaraens

Atualizado em 26/11/2018 às 17:14

O que é

O Museu foi idealizado para prestar homenagem ao escritor e poeta Afonso Henriques da Costa Guimaraens (Ouro Preto, 1870, Mariana, 1921), um dos principais autores simbolitas do Brasil, conhecido como Alphonsus de Guimaraens. Inaugurado em 1987, o Museu está instalado na casa em que o escritor viveu com a família no período de 1913 a 1921. Localizado no centro histórico de Mariana, o imóvel, recentemente restaurado, apresenta características das construções de estilo colonial, dentro dos padrões estéticos do fim do século XVIII até o  início do século XIX, com dois pavimentos e um quintal, por onde se distribuem os espaços expositivos, educativos, áreas de pesquisa, administrativas e de convivência do Museu.

O acervo do Museu, composto por mais de 1.000 itens, é fruto de doações em sua maioria feitas pela família e por amigos de Alphonsus de Guimaraens, quando da criação da instituição. Compõe o acervo a biblioteca particular do poeta, com obras raras, conjunto de fotografias,  objetos referentes à vida privada, à carreira como Juiz e à atividade literária, e documentos textuais, dentre os quais se destacam artigos publicados e originais manuscritos, poemas e correspondências. Em junho de 2018, foi aberta nova exposição de longa duração intitulada Alphonsus de Guimaraens, o poeta do luar. A mostra conta com os módulos: A Visita, A Poesia, Biblioteca, Ismália, A Escrita e A Família. Neles são apresentados poemas e textos do grande poeta, intercalados com uma série de depoimentos de grandes escritores, críticos e intelectuais acerca da sua produção literária. O Museu foi dotado de um espaço para exposições temporárias e o público poderá conhecer um pouco mais sobre o ambiente simbolista, por meio da mostra paralela Vestir a ideia com uma forma sensível: Poesia e artes plásticas simbolistas.

Quem pode utilizar este serviço?

Qualquer cidadão pode visitar o Museu.

Órgão responsável

Secretaria de Estado de Cultura e Turismo - SECULT

Etapas para realização deste serviço

1
Agendar a visita

O agendamento prévio  de visitas de grupos escolares, turísticos ou de outros agrupamentos ao Museu Casa Alphonsus de Guimaraens podem ser feito por telefone, e-mail ou diretamente na sede do museu.

 

Documentação

Não é necessário nenhum documento para visitar as exposições.

Valor

Gratuito.

Canais de Prestação

Presencial

 O agendamento pode ser feito diretamente na sede do Museu: 

 Museu Casa Alphonsus de Guimaraens 

 Rua Direita, 35 – Centro - Mariana - Minas Gerais  

Telefone

(31) 3557-3259 = de 2ª a 6ª  das 9h às 17h.

Email

museualphonsus@cultura.mg.gov.br
2
Visitar o Museu

A visita espontânea é feita dentro do horário de funcionamento do Museu: Terça a sexta: 12h às 18h | Sábado, domingo e feriados: 9h às 15h. 

OBS:  Não é necessário agendamento prévio. Caso  seja  de interesse, o visitante poderá ser acompanhado de um integrante da equipe de ação educativa

Documentação

Não é necessário a apresentação de nenhum documento.

Valor

Gratuito.

Canais de Prestação

Presencial

 Museu Casa Alphonsus de Guimaraens 

 Rua Direita, 35 – Centro - Mariana - Minas Gerais 

Quanto tempo leva?

A visita ao Museu Casa Alphonsus de Guimaraens leva aproximadamente de uma a duas horas.

Outras informações

- Às segundas feiras o Museu Casa Alphonsus de Guimaraens está fechado para manutenção.

- As crianças abaixo de 12 anos devem estar acompanhadas de seus pais ou responsáveis.

- Não é permitida a entrada de animais

- Informação sobre programação e atividades no museu estão disponíveis nas redes

   Facebook: https://www.facebook.com/museualphonsusdeguimaraens/

Unidades onde o serviço é prestado