Visitar o Centro de Arte Popular

Conteúdo Principal

O que é?

Localizado nas adjacências da Praça da Liberdade, em Belo Horizonte, o Centro de Arte Popular (CAP) exibe ao público a riqueza da cultura produzida pelos artistas populares de Minas Gerais. A instituição tem por objetivo divulgar a pluralidade e a diversidade cultural mineira, dinamizando a produção, o consumo e a fruição artística, além de atuar como poderoso agente de inclusão social.

Etapas, custos e documentos

1
Agendar a visita

O agendamento prévio de visitas de grupos escolares, turísticos ou de outros agrupamentos ao Centro de Arte Popular pode ser feito por telefone, e-mail ou diretamente na recepção do museu.

Valor

Gratuito

Canais de prestação
Presencial

Rua Gonçalves Dias, 1.608 - Bairro Lourdes. Belo Horizonte - Minas Gerais 

Telefone
(31) 3501-5330
2
Visitar o Museu

A visita espontânea é feita dentro do horário de funcionamento do Museu: Terça a sexta: 12h às 19h | Sábado, domingo e feriados: 11h às 17h. 
Não é necessário agendamento prévio. Caso seja de interesse, o visitante poderá ser acompanhado de um integrante da equipe de ação educativa.
 

Valor

Gratuito

Canais de prestação
Presencial

O Centro de Arte Popular Cemig - Rua Gonçalves Dias, 1.608 - Bairro Lourdes -  Belo Horizonte - Minas Gerais 

Telefone
(31) 3501-5330

Quanto tempo leva?

A visita ao museu tem duração de aproximadamente de uma a duas horas.

Quem pode utilizar este serviço?

Qualquer cidadão.

Outras informações

- Às segundas-feiras o Centro de Arte Popular está fechado para manutenção.

- As crianças abaixo de 12 anos devem estar acompanhadas de seus pais ou responsáveis.

- Não é permitida a entrada de animais.

- Informações sobre a programação e atividades no museu estão disponíveis nas redes sociais:

Facebook 

- Instagram 

- Inaugurado em 2012, o CAP integra o Circuito Liberdade e seu acervo é composto por objetos confeccionados em madeira, cerâmica, tecido, fibras naturais, pedras, além de outros suportes e linguagens. A originalidade e a criatividade do artista popular mineiro estão ao alcance dos olhos dos visitantes, assim como o domínio do fazer artístico sobre as matérias-primas proporcionadas pela natureza. Produzida de forma espontânea, sem determinação direta dos circuitos acadêmicos de transmissão de saberes e geralmente oriunda dos estratos populares da sociedade, a arte popular revela autonomia e capacidade de subversão em relação aos cânones ditados pelo saber erudito, a despeito do constante fluxo e das trocas que permeiam essas instâncias.

- A instituição conta com um programa de ação educativa permanente e produz exposições temporárias, oficinas e eventos diversos relacionados às diversas expressões da arte criadas pelo homem ao longo dos tempos no território que corresponde ao Estado de Minas Gerais.

Unidades onde o serviço é prestado

Município Unidade
Belo Horizonte Centro de Arte Popular
Atualizado em: