Solicitar transferência de Prontuário do Candidato de outros estados para Minas Gerais

Conteúdo Principal

O que é?

Serviço para o(a) candidato(a) que deseja realizar a transferência de inscrição para obtenção de Permissão para Dirigir de outros estados para o Estado de Minas Gerais.

Etapas, custos e documentos

1
Solicitar transferência de pauta/inscrição via Protocolo Digital

Você pode solicitar a transferência de pauta/inscrição via Protocolo Digital, sem necessidade de comparecer à unidade de atendimento.
Dessa forma, deve enviar a documentação digitalizada para o Detran-MG.
A análise da solicitação será realizada em até 72 horas, em dias úteis.
Caso seja identificada alguma inconformidade nos dados e documentos enviados por meio do protocolo digital, o(a) cidadão(ã) será informado(a) para regularizar e anexar novamente ao processo, em até 30 dias.
Para que a transferência seja realizada, será necessário efetuar o pagamento do DAE.

PROTOCOLO DIGITAL

PROTOCOLO DIGITAL

Documentos
Carteira de Identidade (RG)
TITULAR:
  • Documento de identificação atualizado com CPF (original e cópia);
Comprovante de endereço
Comprovante de residência de até 90 dias (original e cópia)*. *O comprovante de endereço deverá estar em nome do próprio interessado ou parente próximo (cônjuge, pais, irmãos e filhos), mediante apresentação de documento original que comprove o parentesco ou estado civil. É necessário que o comprovante tenha sido emitido em até 90 dias. Obs.: Caso o condutor não possua comprovante de endereço em seu nome e nem no nome das pessoas anteriormente descritas, é necessário levar, além do comprovante de endereço, declaração de endereço por escrito (original) constando nome completo do condutor, número da Carteira de Identidade (CI), endereço atual e assinatura.
Procurador
Procuração
Procuração pública lavrada em cartório (original ou cópia autenticada);
Carteira de Identidade (RG)
  • Documento de identificação procurador (original e cópia ou cópia autenticada);
  • Documento de identificação do condutor (original e cópia ou cópia autenticada);
Comprovante de endereço
  • Comprovante de endereço do condutor de até 90 dias (original e cópia)*.
*O comprovante de endereço deverá estar em nome do próprio interessado ou parente próximo (cônjuge, pais, irmãos e filhos), mediante apresentação de documento original que comprove o parentesco ou estado civil. É necessário que o comprovante tenha sido emitido em até 90 dias. Obs.: Caso o condutor não possua comprovante de endereço em seu nome e nem no nome das pessoas anteriormente descritas, é necessário levar, além do comprovante de endereço, declaração de endereço por escrito (original) constando nome completo do condutor, número da Carteira de Identidade (CI), endereço atual e assinatura.
Canais de prestação
2
Solicitar transferência de pauta/inscrição presencialmente

Com os documentos necessários, você deve dirigir-se à unidade de atendimento do Detran-MG de sua localidade e solicitar a transferência de inscrição para obtenção de Permissão para Dirigir.  

OBS: Para atendimento em alguns municípios é necessário fazer o AGENDAMENTO ON-LINE

Documentos
Carteira de Identidade (RG)
Documento de identificação atualizado com CPF (original e cópia);
Comprovante de endereço
Comprovante de residência de até 90 dias (original e cópia)*. *O comprovante de endereço deverá estar em nome do próprio interessado ou parente próximo (cônjuge, pais, irmãos e filhos), mediante apresentação de documento original que comprove o parentesco ou estado civil. É necessário que o comprovante tenha sido emitido em até 90 dias. Obs.: Caso o condutor não possua comprovante de endereço em seu nome e nem no nome das pessoas anteriormente descritas, é necessário levar, além do comprovante de endereço, declaração de endereço por escrito (original) constando nome completo do condutor, número da Carteira de Identidade (CI), endereço atual e assinatura.
Procurador
Procuração
Procuração pública lavrada em cartório (original ou cópia autenticada);
Carteira de Identidade (RG)
  • Documento de identificação procurador (original e cópia ou cópia autenticada);
  • Documento de identificação do condutor (original e cópia ou cópia autenticada);
Comprovante de endereço
Comprovante de residência de até 90 dias (original e cópia)*. *O comprovante de endereço deverá estar em nome do próprio interessado ou parente próximo (cônjuge, pais, irmãos e filhos), mediante apresentação de documento original que comprove o parentesco ou estado civil. É necessário que o comprovante tenha sido emitido em até 90 dias. Obs.: Caso o condutor não possua comprovante de endereço em seu nome e nem no nome das pessoas anteriormente descritas, é necessário levar, além do comprovante de endereço, declaração de endereço por escrito (original) constando nome completo do condutor, número da Carteira de Identidade (CI), endereço atual e assinatura.
Canais de prestação
Presencial

Outras informações

Transferência do cadastro de candidato(a) de Minas Gerais para outros estados:                               

 O(A) candidato(a) interessado(a) em transferir o cadastro de Minas Gerais para outros estados, deverá procurar pessoalmente a unidade de atendimento do Departamento de Trânsito na cidade em que irá residir para esclarecer os procedimentos da transferência.  

 

Unidades onde o serviço é prestado

Atualizado em: