Solicitar parcelamento de débitos referentes às contas de água e esgoto

Conteúdo Principal

O que é?

Negociação para dividir em parcelas os débitos acumulados das contas de água. 

Etapas, custos e documentos

1
Solicitar Parcelamento pelo Site

O usuário deve acessar o site da COPASA e clicar na opção de parcelamento de débito, na Agência Virtual

  • usuário precisa criar login e senha para acessar o serviço;
  • o CPF deve estar cadastrado no sistema comercial da Copasa; 
  • É apresentado ao usuário um texto explicativo sobre o parcelamento, com o valor mínimo da "Entrada", opções de parcelas e o termo de aceite;
  • Ao confirmar a negociação é gerada a fatura para pagamento da "Entrada", que também estará disponível no serviço de "2ª via de conta" na agência virtual;
  • O Usuário tem o prazo de 3 (três) dias úteis para efetuar o pagamento da fatura da "Entrada";
  • Caso o usuário não quite a fatura da "Entrada", toda a negociação será automaticamente cancelada e nova negociação só poderá ser feita na Agencia de Atendimento (Presencial).
  • Após efetivado o parcelamento, as demais parcelas serão lançadas mensalmente nas contas de água futuras.
Documentação
  • Número do identificador do usuário
  • CPF/CNPJ  
  • OBS:  Se o sistema não reconhecer o CPF/CNPJ informado, favor comparecer a uma agência de atendimento da Copasa, conforme a Etapa 2.
Valor

Gratuito

Canais de prestação
2
Solicitar Parcelamento na Agência de Atendimento

Se o usuário preferir ou quando o sistema não reconhecer o CPF/CNPJ na Agência Virtual, conforme a Etapa 1, seguir os seguintes procedimentos para solicitar o parcelamento dos débitos nas Agências de Atendimento:

  • Levar toda a documentação exigida;
  • É gerada a fatura de entrada (valor mínimo de 20% do débito);
  • Após o pagamento da entrada o usuário deve retornar à Agência de Atendimento com o recibo e efetivar o parcelamento do débito restante;
  • Caso o usuário não quite a fatura de "Entrada", será cancelado o processo e uma nova negociação só poderá ser feita na Agencia de Atendimento (Presencial);
  • Após efetivado o parcelamento, as demais parcelas serão lançadas mensalmente nas contas de água futuras.
Documentação

Documentação Necessária:

  • CPF/CNPJ; 
  • Carteira de identidade ou um dos seguintes documentos de identificação: carteira de habilitação, carteira de entidade/classe (OAB, CRM, CREA, etc), carteira de trabalho, passaporte;
  • Documento que ateste o vínculo do usuário ao imóvel, conforme a seguir:

Se proprietário, levar um dos seguintes documentos que comprovam o vínculo do usuário ao imóvel:

  • IPTU
  • Registro do Imóvel
  • Contrato de Promessa de Compra e Venda com firma reconhecida em cartório
  • Escritura Pública

Se inquilino, levar um dos seguintes documentos que comprovam o vínculo do usuário ao imóvel:

  • Contrato de Aluguel com firmas (do proprietário e do inquilino) reconhecidas em cartório, Ou
  • Autorização de alteração de nome por escrito, do proprietário, acompanhada de um dos seguintes documentos: IPTU, Registro do Imóvel, Contrato de Promessa de Compra e Venda com firma reconhecida em cartório, Escritura Pública.
Valor

Gratuito

Canais de prestação
Presencial

Quanto tempo leva?

Negociação imediata no momento do atendimento.

Quem pode utilizar este serviço?

Disponível para todos os usuários da Copasa.

Legislação

Dúvidas frequentes

Como faço para quitar o valor restante do parcelamento?
A solicitação de uma fatura única com o valor restante dos débitos parcelados deve ser feita pessoalmente nas agências de atendimento na localidade em que se situa o imóvel.
É necessária a apresentação da conta de água que está sendo lançado o parcelamento e do documento de identidade do solicitante, ou seja, da pessoa que for à agência.

Outras informações

  1. Se o usuário tentou realizar o Parcelamento de Débito pelo site e seu CPF/CNPJ não foi reconhecido, o serviço somente poderá ser solicitado em uma das Agências de Atendimento.
  2. A possibilidade de parcelamento (ou reparcelamento) de débito deverá ser avaliada nas agências de atendimento na localidade em que se situa o imóvel.

Unidades onde o serviço é prestado

Município Unidade
Serranópolis de Minas Agência de Atendimento
Ninheira Agência de Atendimento
Bugre Agência de Atendimento
Caiana Agência de Atendimento
Lagoa Santa Agência de Atendimento
Atualizado em: