Solicitar Mudança de Local de Padrão de Ligação de Água

Conteúdo Principal

O que é?

Se houver uma alteração do local da derivação deverá ser solicitada uma ‘mudança de ligação de água’.

Etapas, custos e documentos

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Pedido de Informação

O(A) usuário(a) pode solicitar uma vistoria para ser orientado(a) quanto ao local da montagem do novo padrão. Além disso, em casos específicos, o pedido é necessário para verificação da possibilidade de aprovação pela equipe técnica da Copasa.

O Pedido de Informação deve ser registrado, quando:

  • O(A) usuário(a) deseja orientações;
  • O imóvel é de esquina e o usuário deseja a mudança do padrão para a outra rua;
  • O(A) usuário(a) deseja a montagem do padrão pela Copasa, embutido no muro;
  • O(A) usuário(a) deseja a montagem de padrão múltiplo para atender a mais de uma ligação no mesmo lote.

 

Documentos
Número da matrícula da conta de água
Valor

Gratuito.

Canais de prestação
Presencial

Nas Agências de Atendimento da Copasa.

Telefone
Central 115
2
Solicitar Mudança de local de Padrão

Para solicitar a mudança de local de padrão basta entrar em contato com a Central 115 ou comparecer em uma das Agências de Atendimento da Copasa. O(A) usuário(a) pode optar por montar o padrão ou solicitar a montagem pela Copasa. Será gerado o pedido e informado o número do protocolo ao(à) usuário(a).  

Antes da mudança, uma equipe irá ao local para conferir a existência da placa numérica do imóvel e verificar se o padrão foi montado de acordo com as normas da COPASA MG. Caso o(a) usuário(a) tenha escolhido a opção de montagem do padrão pela Copasa, a vistoria será para marcar o local onde será assentado o padrão. 

É necessário informar a distância entre o padrão atual e o novo padrão (local onde será instalado pela empresa ou onde já foi montado pelo usuário). Se o deslocamento é MENOR OU IGUAL A 1,5M ou MAIOR QUE 1,5M, para cavaletes de 1/2" ou 3/4".

Para diâmetros de ligação de 1 polegada ou 1 1/2 (uma polegada e meia), o(a) usuário(a) deverá comparecer a uma agência de atendimento para avaliar a situação.

 

Documentos
Número da matrícula da conta de água
Valor

O valor do serviço varia de acordo com o diâmetro da ligação e a distância do deslocamento, conforme tabela vigente.
Por esse motivo, é necessário informar a distância entre o padrão atual e o novo padrão.

Canais de prestação
Presencial

Nas Agências de Atendimento da Copasa.

Telefone
Central 115
3
Solicitar Vistoria Extra

Sendo aprovada a vistoria, posteriormente, será feita a mudança do padrão.
Mas, caso seja reprovada, é necessário corrigir o problema, ligar para a Central 115 e pedir uma vistoria extra. Uma equipe irá ao local para verificar se as correções necessárias foram realizadas.

Documentos
Número da matrícula da conta de água
ou Protocolo da Mudança de Local de Padrão.
Valor

Para cada vistoria será cobrada taxa, conforme tabela vigente e o valor será incluído na conta de água.

Canais de prestação
Presencial
Telefone
Central 115

Quanto tempo leva?

  • Pedido de Informação para Execução de Ligação: 2 dias
  • Vistoria: 2 dias
  • Mudança do padrão: 15 dias. Vistorias extras podem prorrogar o prazo inicial da mudança.

Quem utiliza esse serviço?

Disponível para todos(as) usuários(as) da Copasa.

Legislação

Outras informações

  • Não pode haver débito para o imóvel.
  • A ligação de água deve estar ativa, ou seja, a água não pode estar cortada. Nesse caso, solicitar primeiramente a religação.
  • O padrão existente NÃO é reutilizado.
  • Caso a primeira vistoria seja reprovada, as vistorias extras passam a ser cobradas, conforme tabela vigente, e podem prorrogar o prazo inicial da mudança.
  • Para o padrão ser mudado de local com acesso por outra rua (lote de esquina), é necessária a aprovação da equipe técnica. Neste caso, é registrado um “Pedido de Informação para Execução de Ligação".
  • Solicitação de instalação de hidrômetro de relojoaria inclinada para facilitar a leitura, será avaliada pela equipe técnica.
  • Para saber mais informações sobre esse serviço, entrar em contato com a central de atendimento 115 ou com uma das unidades de atendimento.

Unidades onde o serviço é prestado

Município Unidade
Machacalis Agência de Atendimento
Canápolis Agência de Atendimento
Alto Jequitibá Agência de Atendimento
Miraí Agência de Atendimento
Faria Lemos Agência de Atendimento
Atualizado em: