Solicitar implantação da Sala Mineira do Empreendedor

Conteúdo Principal

O que é?

A Sala Mineira do Empreendedor, fruto de uma parceria entre JUCEMG, SEBRAE e municípios mineiros, tem o objetivo de melhorar e simplificar o ambiente de negócios, facilitando o surgimento de novos empreendimentos. Ela deverá ser o local de referência no município para que o empresário possa ter acesso a informações, orientações, capacitações e serviços relacionados ao registro empresarial, gestão de negócios e empreendedorismo. O empreendedor poderá formalizar seu negócio em todos os níveis, de maneira simplificada e desburocratizada pela Jucemg, além de ter acesso a inúmeros serviços disponibilizados pelo Sebrae. O município aderente será integrado à Redesim, política pública nacional, efetivada em Minas Gerais pela Jucemg, por meio de um sistema informatizado que permite integrar e agilizar o processo de abertura, alteração e baixa de empresas interligando todas as entidades e órgãos direta ou indiretamente envolvidos no processo de formalização de pessoa jurídica.

Etapas, custos e documentos

1
Solicitar o cadastro de usuário externo no SEI

Solicitar o cadastro de usuário externo no SEI. Seguir as instruções contidas no Manual.

Documentação

Documentação para cadastro:

1)   Termo de Declaração de Concordância e Veracidade assinado SEM certificado digital

I) Cópia digitalizada do Termo de Declaração de Concordância e Veracidade preenchido e assinado. O original desse documento deverá ficar de posse do usuário e poderá ser solicitado pela administração pública quando necessário;

II)  Documento de identificação que contenha o CPF;

III) Foto do usuário segurando o documento de Identificação;

IV) Cópia digitalizada da Procuração, termo de posse, ata de representação de organização pública ou privada.

 

2)  Termo de Declaração de Concordância e Veracidade assinado COM certificado digital

I) Termo de Declaração de Concordância e Veracidade preenchido e assinado COM certificado digital.

II) Cópia digitalizada da Procuração, termo de posse, ata de representação de organização pública ou privada.

 

Obs: no caso "2)" não faz-se necessário o envio do documento de identificação civil que conste o CPF nem o Autorretrato (Selfie).

 

IMPORTANTE: Destaca-se que, o e-mail que encaminhar a documentação deve ser o e-mail cadastrado pelo usuário externo no SEI.

 

Encaminhar a documentação de cadastro para o e-mail cadastrosei@jucemg.mg.gov.br.

Valor

Gratuito.

Canais de prestação
2
Peticionar novo processo no SEI - Sala Mineira do Empreendedor

Após o cadastro no SEI ser efetivado, o usuário deverá realizar o login no sistema, selecionar a opção "Peticionamento" - "Peticionamento Novo" e clicar no tipo de processo "Jucemg: Sala Mineira do Empreendedor".

Os documentos para efetivação do convênio e início de funcionamento devem ser anexados preferencialmente no formato PDF, devidamente autenticados.

Documentação

Documento Principal

  • Preenchimento e assinatura do Termo de Adesão de Municípios

Documentos Essenciais

  • Identidade, CPF, Termo de Posse do Prefeito e CNPJ da Prefeitura;
  • Dados dos responsáveis pelo Acordo de Cooperação Técnica pelo município.
Canais de prestação
3
Assinar Termo de Adesão SEI - Sala Mineira do Empreendedor

​​​​ Após o peticionamento dos documentos da Etapa 2, será disponibilizado via SEI os documentos de Termo de Adesão de Municípios e o Termo de Adesão ao Convênio firmado entre Jucemg e Receita Federal do Brasil e Termo de compromisso de segurança da informação para Terceiros; para para assinatura digital do Prefeito.

Valor

Gratuito.

Canais de prestação
4
Peticionar novo processo no SEI - RedeSim MG

Caso o usuário deseje aderir somente aos serviços de RedeSim, a etapa 1 deste serviços deve ser realizada e após cadastro no SEI ser efetivado, o usuário deverá realizar o login no sistema, selecionar a opção "Peticionamento" - "Peticionamento Novo" e clicar no tipo de processo "Jucemg: RedeSim MG". Para auxiliar, acesse o passo-a-passo

Documentação

Os documentos para efetivação do convênio e início de funcionamento devem ser anexados preferencialmente no formato PDF, devidamente autenticados.

  • Identidade, CPF, Termo de Posse e Comprovante de Endereço do Prefeito;
  • Termo de Compromisso RedeSim.

Após a adesão a RedeSim MG, caso o município deseje aderir aos serviços da Sala Mineira do Empreendedor; deverá realizar o procedimento de peticionamento intercorrente no processo criado de adesão a RedeSim, incluindo o documento de "Ofício" em que solicite a referida adesão.

Valor

Gratuito.

Canais de prestação
5
Assinar Termo de Adesão SEI - RedeSim MG

Após o peticionamento dos documentos da Etapa 4, será disponibilizado via SEI o documento de Termo de Adesão ao Convênio firmado entre Jucemg e Receita Federal do Brasil para assinatura digital do Prefeito.

Valor

Gratuito.

Canais de prestação
6
Participar de capacitação Redesim MG

Os servidores indicados pela Prefeitura participarão de capacitação promovida pela Jucemg, para atendimento/operação do sistema Redesimos, via EAD (educação à distância). O treinamento é feito totalmente on-line em dois cursos: Redesim e Redesim MG. A duração dos cursos é respectivamente 2hs e 10hs. São disponibilizados gratuitamente aos servidores municipais que atuam com a resposta das consultas de viabilidade, emissão de alvará de localização e funcionamento e órgãos licenciadores do município como: VISA, Meio Ambiente, etc.

7
Integrar o Município à Redesim

O Município será integrado à Redesim.

Obs: O Município que aderiu à Sala Mineira do Empreendedor, será integrado automaticamente à RedeSim MG.

Valor

Gratuito.

8
Confeccionar a placa de identidade visual - Sala Mineira do Empreendedor

A confecção da placa é uma obrigação da prefeitura prevista no acordo de cooperação técnica.

Jucemg/Sebrae encaminha aos municípios, por e-mail, as especificações para confecção da placa:  programação visual com os modelos de placas, o guia de marca da sala mineira que contém as informações sobre letras, cores e layout, bem como o manual de marcas do governo e logomarca da Jucemg para aplicação na placa. 

Valor

O custo é do Município envolvido. Não há como precisar, pois cada Município contrata uma empresa privada para tanto.

Canais de prestação
Telefone
Gerência de Integração: 31 3235-2327 ou 31 3235-2412
9
Iniciar o funcionamento - Sala Mineira do Empreendedor

A Sala Mineira do Empreendedor já estará apta a funcionar, podendo efetuar atendimentos ao cidadão, pois já houve o envio da documentação exigida, ocorreu a capacitação, a integração do Município à Redesim e a confecção da placa. 

Canais de prestação
Presencial

Consultar as unidades disponíveis no site da Sala Mineira do Empreendedor.

Quanto tempo leva?

Após o envio da documentação exigida para o funcionamento e realização da capacitação dos servidores municipais cedidos para atuar na sala mineira, etapas que competem às Prefeituras, leva 5 dias em média para o início de funcionamento.

Quem pode utilizar este serviço?

Cidadão, empresário, município, entidades de classe.

 

Arquivos

Legislação

Outras informações

Órgão responsável: Jucemg – Junta Comercial do Estado de Minas Gerais, Sebrae – Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas e municípios mineiros aderentes.

A prefeitura aderente ao projeto poderá firmar convênio com outras entidades parceiras para agregar outros serviços à Sala Mineira, por exemplo: entidades de crédito, FIEMG, CDL, Associação Comercial, escritórios de contabilidade e de advocacia, etc).

Atualizado em: