O que é?
Prestação de serviços laboratoriais de exames de Imuno-hematologia, hematologia, sorologia e NAT, que são realizados para os estabelecimentos de saúde ou para os bancos de sangue particulares conveniados com o SUS, contratantes da Hemominas.
Etapas, custos e documentos
Nesta etapa é realizada a formalização do contrato entre a Fundação Hemominas e o Estabelecimento de Saúde ou o Laboratório particular para a realização de exames laboratoriais.
Para a contratação deste serviço, o estabelecimento de saúde deverá apresentar os documentos a seguir, cuja tramitação deverá ser efetivada no Sistema de Informações Eletrônicas (SEI). Link do SEI disponível no site da Hemominas.
Sob consulta (na tabela de PRODUTOS E SERVIÇOS HEMOTERÁPICOS)
Ao comparecer na Hemominas, o(a) contratante deverá levar o material biológico juntamente com a solicitação do exame, devidamente preenchido e assinado pelo(a) profissional autorizado(a) pelo(a) contratante.
Sob consulta.
Os resultados dos exames são entregues ao contratante de acordo com os prazos estabelecidos para cada exame.
Quanto tempo leva?
Varia de acordo com o tipo de exame realizado.
Quem utiliza esse serviço?
Estabelecimentos de saúde contratantes da Hemominas ou para os bancos de sangue particulares conveniados com o SUS.
Legislação
Outras informações
Exames realizados pela Central Sorológica:
- Doença de Chagas – detecção de anticorpos para Trypanosoma cruzi;
- Sífilis - detecção de anticorpos contra Treponema pallidum;
- HIV – detecção qualitativa simultânea do antígeno p24 e de anticorpos contra o HIV tipo 1 (grupo M e grupo O) e/ou HIV tipo 2;
- HTLV I – II – detecção de anticorpos contra o vírus T-linfotrópico humano tipo 1 e tipo 2;
- HBsAg - detecção qualitativa do antígeno de surperfície da hepatite B;
- Anti – HBc – detecção qualitativa de anticorpos contra o antígeno do core do vírus da hepatite B;
- Hepatite C – detecção qualitativa de anticorpos contra o vírus da hepatite C.
Em todas as amostras que obtiverem alguma reação com valores POSITIVOS ou INDETERMINADOS é realizada a repetição em duplicata. Caso o valor se confirme reativo, o(a) doador(a) é convocado(a) para coleta de uma segunda amostra na qual serão realizadas mais 3 testagens da reação que apresentou reatividade na primeira amostra.
Se nessa segunda amostra o resultado continuar POSITIVO ou INDETERMINADO ainda poderão ser feitos testes complementares como Western Blot para HIV e HTLV, VDRL para Sífilis e Elisa para Chagas. Nesse caso, o(a) doador(a) se torna inapto permanente. No caso dos resultados se apresentarem NEGATIVO o(a) doador(a) é liberado sorologicamente para realizar nova doação.
Outras informações relevantes (tipo de amostras, situações especiais, tempo de liberação, etc.)
As amostras para sorologia são coletadas em 2 tubos de soro, um dos tubos primários é utilizado para pipetagem de Soroteca que fica armazenada por 6 meses a -20°C e o outro tubo primário é utilizado na rotina.
Os tubos são centrifugados e antes das amostras entrarem na rotina é feita a inspeção visual buscando evitar possíveis interferentes nos resultados como lipemia ou hemólise.
As reações são realizadas no aparelho Alinity S da Abbott utilizando a metodologia da Quimioluminescência que possui alta sensibilidade (>99%) e especificidade (>99%) e os resultados são interfaceados no sistema HEMOTE e seguem para liberação.
Exames realizados pelo laboratório de Hematologia:
- Hemograma e reticulócitos
- Coagulação: Agregação plaquetária:
- Anticoagulante lúpico
- Antígeno de Von Willebrand
- Cofator de ristocetina
- Fator II, V, VII, VIII, IX, X, XI, XII e XIII
- Fibrinogênio
- Tempo de protrombina
- Tempo de Tromboplastina
- Tempo de Trombina
- Inibidor
- Bioquímica: Ferro sérico:
- Capacidade ligadora de ferro
- Ferritina
- Quantificação de hemoglobinas (eletroforese de hemoglobina)
- Fragilidade osmótica das hemácias
- Trombastenia de Glanzmann e Bernard Soulier
- Mielograma
As amostras utilizadas são de sangue coletadas em tubos de EDTA, Citrato de sódio, Heparina e soro. O tempo de liberação varia de acordo com o exame.
As amostras de outros laboratórios/ hospitais que atendem SUS e têm parceria com a Hemominas devem ser entregues no setor de segunda a sexta, de 7:30 às 17:30.
Hospitais ou laboratórios particulares precisam da autorização da Coordenação, Gerência Técnica ou chefia do ambulatório antes de enviarem as amostras para exames.
Somente o exame de Agregação Plaquetária precisa ser agendado.
Exames realizados pela Central de Imunohematologia:
- Fenotipagem ABO/RhD
- Fenotipagem Completa
- TAD
- Genotipagem de Grupo Sanguíneo
- Painel de hemácias
Unidades onde o serviço é prestado
Município | Unidade |
---|---|
Belo Horizonte | Hemocentro de Belo Horizonte |