Solicitar emissão do CRV eletrônico (antiga 2ª via do CRV)

Conteúdo Principal

O que é?

Serviço para emissão do Certificado de Registro do Veículo eletrônico (CRV-e) de veículos registrados em Minas Gerais. 

A pessoa proprietária deverá solicitar o CRV-e caso o documento físico, emitido até 31 de dezembro de 2020, tenha sido perdido, extraviado, danificado, rasurado, preenchido incorretamente, furtado ou roubado, seguindo as orientações estabelecidas na Resolução nº809, de 15 de dezembro de 2020 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). 

Etapas, custos e documentos

1
Preencher formulário (extravio/furto/roubo ou rasura do CRV)

Você deve Preencher o formulário comunicando o extravio/furto/roubo ou rasura do CRV.
-> Formulário - Extravio/furto/roubo

2
Preencher Formulário Eletrônico e efetuar o pagamento do DAE

Você deve seguir as orientações:

  • Preencha o formulário eletrônico e imprima a Ficha Cadastro e o Documento de Arrecadação Estadual (DAE);
  • O DAE deverá ser quitado em uma das unidades da rede bancária credenciada. 
    Acesse -> Bancos credenciados;

Obs: Para consultar o comprovante de pagamento de taxa clique aqui.

Valor
  • Emissão do CRV eletrônico: R$ 258,71.
Canais de prestação
3
Agendar Vistoria

O agendamento da vistoria é obrigatório em alguns municípios e só pode ser realizado após o pagamento do DAE. 

Para agendar a vistoriana ECV, clique aqui

Para municípios que ainda não possuem ECV, acesse aqui

OBS: O agendamento será disponibilizado somente após a baixa do pagamento da DAE nos sistemas da Coordenadoria Estadual de Gestão de Trânsito (CET-MG), antigo Detran-MG, que pode demorar algumas horas. 

 

Documentação

Será considerado válido somente documento de identidade conforme a lei 12.037/2009

Documento: Original (ou cópia autenticada) e cópia simples:

PESSOA FÍSICA

-> Proprietário do Veículo:

  • Documento de Identidade atualizado com CPF;
  • Ocorrência Policial ou comunicado de extravio/furto/roubo ou rasura;
  • Ficha cadastro devidamente preenchida e assinada pelo proprietário do veículo;
  • DAE quitado.

-> Parentes (pai, mãe, filho (a), irmão (a), marido e esposa):

 
Além dos documentos exigidos para o proprietário, apresentar também:

  • Formulário - Extravio/furto/roubo 

  • Documento  de Identificação Oficial atualizado com CPF de quem irá retirar o documento (original e cópia simples, ou cópia autenticada); 

  • Documento de Identificação Oficial atualizado com CPF do proprietário do veículo (original e cópia simples, ou cópia autenticada); 

  • Certidão de casamento, se for o caso (original e cópia simples, ou cópia autenticada).

-> Procurador:
 

Além dos documentos exigidos para o proprietário, apresentar também:

  • Procuração pública lavrada em cartório (original e cópia simples, ou cópia autenticada); 
  • Documento de Identificação Oficial atualizado com CPF do procurador (original e cópia simples, ou cópia autenticada); 
  • No caso de advogado apresentar procuração simples (instrumento particular de procuração) com carteira OAB (original e cópia simples). 

 

PESSOA JURÍDICA

-> Proprietário do Veículo/Empresa:

  • Documento de Identificação Oficial atualizado com CPF do representante legal (original e cópia simples, ou cópia autenticada); 
  • Ocorrência Policial ou comunicado de extravio/furto/roubo ou rasura; 
  • Ficha cadastro devidamente preenchida e assinada pela pessoa proprietária do veículo; 
  • DAE quitado; 
  • Cartão do CNPJ com menos de 90 dias; 
  • Contrato social, cópia autenticada do contrato ou estatuto social ou instrumento constitutivo equivalente; 

-> Procurador:
 

Além dos documentos exigidos para o proprietário, apresentar também:

  • Procuração pública lavrada em cartório (original e cópia simples, ou cópia autenticada); 
  • Documento de Identificação Oficial atualizado com CPF do procurador (original e cópia simples, ou cópia autenticada); 
  • Documento de Identificação Oficial atualizado com CPF do proprietário do veículo/empresa (original e cópia simples, ou cópia autenticada). 
4
Realizar Vistoria

Compareça ao setor de vistoria da unidade de trânsito local, e apresente as documentações necessárias, no dia e horário agendado. 

5
Retirar o comprovante de emissão do CRV-e

Após ter o veículo aprovado na vistoria, a pessoa interessada deverá agendar e comparecer à UAI ou Ciretran do município para emissão de documentos. 

Canais de prestação
Presencial

Veículos registrados em Belo Horizonte: 

Unidades de Atendimento Integrado (UAI): 

Para fazer o agendamento para atendimento na UAI, clique aqui.
O endereço da UAI escolhida será exibido durante o agendamento.  

Veículos registrados em cidades do interior de Minas Gerais:  

Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran)

Telefone de Contato: 155 – Central de Atendimento 

Quem pode utilizar este serviço?

Pessoa proprietária de veículo.

Legislação

Outras informações

ATENÇÃO: No ato da prestação do serviço, caso o veículo já esteja negociado, o(a) proprietário(a) poderá informar os dados do comprador a fim de que já seja emitida a ATPV-e para viabilizar a futura transferência de propriedade. Clique aqui para registrar a intenção de venda.

  1. A responsabilidade pelos dados prestados é integralmente da pessoa proprietária do veículo e/ou seu(sua) responsável legal. Em caso de dados informados incorretamente, o registro do veículo e a emissão do documento poderão ser afetados, de modo que, para ajustar o cadastro do veículo será necessário efetuar o pagamento de nova taxa e realização de nova vistoria de identificação veicular. 

  2. Para solicitar a emissão do CRV eletrônico (antiga 2ª via do CRV), todos os débitos deverão estar quitados e atualizados no sistema da Coordenadoria Estadual de Gestão de Trânsito (CET-MG), antigo Detran-MG, (Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), Taxa de Licenciamento, Seguro, Multas e a baixa de impedimentos se houver).  

Unidades de Atendimento

Belo Horizonte
Unidades de Atendimento Integrado (UAI):
Para fazer o agendamento para atendimento na UAI, clique aqui.
O endereço da UAI escolhida será exibido durante o agendamento. 

Interior de Minas
Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran)

Telefone de Contato:
155 – Central de Atendimento

 

Unidades onde o serviço é prestado

Atualizado em: