Solicitar consulta e pesquisa na Hemeroteca Histórica da Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais

Conteúdo Principal

O que é?

Pesquisa local ao acervo da Hemeroteca Histórica da Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais. A Hemeroteca Histórica compõe as Coleções Especiais da Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais. São mais de 1.200 títulos de jornais e quase 600 títulos de revista que datam desde o século XIX. Devido ao caráter raro e especial destas obras, o acervo não é circulante, o leitor pode consultar as obras somente no local e não há empréstimo domiciliar.Horário de funcionamento: Segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. Serviço gratuito.

Etapas, custos e documentos

1
Solicitar agendamento

O cidadão deve enviar e-mail para hemeroteca.biblioteca@secult.mg.gov.br e solicitar um agendamento de horário para consultar o acervo da Hemeroteca.

Canais de prestação
Presencial

Praça da Liberdade, 21 3º andar

2
Consultar o acervo

Para a consulta aos itens é preciso usar máscaras e luvas. A medida é essencial para a preservação dos documentos e para a proteção dos leitores. Os exemplares que já foram digitalizados deverão ser consultados somente pelo computador disponível no setor, com fins de preservação dos originais. É permitida a reprodução das digitalizações ao custo de R$ 1,50 por página e R$ 3,00 o CD.

Parte dos títulos do acervo podem ser consultados no catálogo online da Biblioteca Pública.

Canais de prestação
Presencial

Praça da Liberdade, 21 3º andar

Quanto tempo leva?

Depende do tamanho da pesquisa e qual a quantidade a ser digitalizada e copiada.

Quem pode utilizar este serviço?

Toda pessoa interessada no serviço.

Legislação

Outras informações

Lápis, caderno ou folhas de papel, notebook, carregadores e celulares (modo silencioso) podem ser utilizados no Setor. Não é permitido o uso de canetas. São proibidos a entrada e o consumo de bebidas e/ou alimentos assim como portar pastas, casacos, cachecóis, chapéus, bolsas e mochilas. Estes deverão ser deixados no guarda-volumes do térreo. É autorizado fotografar, sem uso de flash, apenas os acervos que não estiverem digitalizados. Para reprodução de alguns títulos, deverá ser assinado um termo de responsabilidade para utilização das imagens. A Hemeroteca não pode autorizar o uso das imagens de seu acervo; o usuário deverá procurar os detentores dos direitos sobre a obra para obter tais autorizações.

Atualizado em: