Solicitar atendimento às urgências psiquiátricas infantojuvenis

Conteúdo Principal

O que é?

Atender a crianças e adolescentes portadores de sofrimento mental, que apresentem alteração no pensamento (delírio) ou nas ações (atos agressivos), em situações que precisam de atendimento rápido, pois estão associadas a casos de risco de morte. Os casos mais comuns de adolescentes ou crianças que precisam ser levados para o atendimento de urgência acontecem quando se tornam agressivas dentro de casa, quebrando brinquedos ou móveis, ou, então, quando agridem violentamente os professores e colegas de escola. 

Etapas, custos e documentos

1
Solicitar atendimento de urgência para crianças e adolescentes

O atendimento de urgência é realizado de forma interdisciplinar (psiquiatria, psicoterapia e clínica médica) quando será construído um projeto terapêutico singular (PTS), juntamente com o paciente e as equipes da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS).  Os casos mais comuns de adolescentes ou crianças que precisam ser levados para o atendimento de urgência acontecem quando se tornam agressivas dentro de casa, quebrando brinquedos e móveis, ou, então, quando agridem violentamente os professores e colegas na escola. São casos de pessoas que ficam irritadiças sem ter um motivo aparente e começam a agredir a elas mesmas ou às pessoas que estão à sua volta.
O atendimento ambulatorial é realizado por meio de encaminhamento da Central de Marcação de Consultas do município ou das Unidades Básicas de Saúde, quando são agendadas as consultas eletivas em Psicologia, Terapia Ocupacional e Psiquiatria. O atendimento é oferecido aos cidadãos residentes em Belo Horizonte referenciado pelas  (RAPS) Rede de Atenção Psicossocial e demanda espontânea. 
O CEPAI - Centro Psíquico da Adolescência e Infância  conta com a atenção aos pacientes que residem na Residência Terapêutica, onde os antigos moradores da Unidade convivem em um espaço mais próximo de um lar, possibilitando à equipe intensificar a reabilitação psicossocial e a independência dos usuários no projeto chamado "Casa Lar". 

Documentação

Certidão de Nascimento ou Carteira de Identidade do paciente e documento de identidade do responsável legal.

Valor

Gratuito.

Quem pode utilizar este serviço?

Crianças e adolescentes até 17 anos de idade residentes em Belo Horizonte referenciado pelas  (RAPS) Rede de Atenção Psicossocial ou demanda espontânea.

Legislação

Lei Federal 8080/90 - Sistema Único de Saúde.

Dúvidas frequentes

O atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) é universal, integral e acessível à toda população, sem cobrança de valores de consultas ou exames realizados.

Outras informações

Caso a família tenha dificuldade em conduzir a criança ou adolescente para o atendimento por meios próprios ou transporte público, é sugerido o acionamento do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), 192.

Atualizado em: