O que é?
Atender às pessoas portadoras de sofrimento mental, em crise, que sofrem alteração nas ações (atos agressivos), no pensamento (delírio) ou desorganização psíquica, agitação psicomotora e depressão grave. Situações que precisam de atendimento rápido, quando estes colocam a própria vida em risco ou a vida de terceiros.
Etapas, custos e documentos
Para o atendimento psiquiátrico a pacientes agudos, o encaminhamento é realizado pelo Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) municipal. O funcionamento é por 24 horas.
O atendimento é realizado de forma interdisciplinar (psiquiatria, psicoterapia e clínica médica), quando será construído um projeto terapêutico singular (PTS), juntamente com o paciente e as equipes da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS).
Após avaliação da equipe, o paciente poderá ser encaminhado para internação, quando apresentam quadro de urgência psiquiátrica como: uso abusivo de álcool e outras drogas; neuroses e psicoses agudas (delírios, alucinações, neuroses e psicoses agudas, agressividade dirigida a si ou a terceiros, tentativa de autoextermínio ou automutilação, medo excessivo, ansiedade, generalidade, comportamentos repetitivos graves, depressão grave, dentre outros).
O atendimento psiquiátrico inclui abordagem de equipe multidisciplinar, oficinas terapêuticas, orientação e acompanhamento à família do paciente.
Esse serviço também acompanha pacientes que sofreram traumas no crânio e ficaram com alguma sequela neurológica.
O atendimento ambulatorial é realizado por meio de encaminhamento da Central de Marcação de Consultas do município ou das Unidades Básicas de Saúde, quando são agendadas as consultas eletivas em Psicologia, Terapia Ocupacional e Psiquiatria.
Após a primeira consulta, o profissional responsável pelo atendimento faz o agendamento dos retornos.
Documento de identidade com foto (Carteira de identidade, carteira profissional, carteira de motorista ou passaporte).
Gratuito.
Quem utiliza esse serviço?
Todo cidadão adulto.
Legislação
Lei Federal 8080/90 - Sistema Único de Saúde.
Dúvidas frequentes
O atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) é universal, integral e acessível à toda população, sem cobrança de valores de consultas ou exames realizados.
Outras informações
O paciente deverá estar acompanhado por familiar ou acompanhante em condições de informar seus dados e história corretamente.
Unidades onde o serviço é prestado
Município | Unidade |
---|---|
Barbacena | Centro Hospitalar Psiquiátrico de Barbacena - Chpb |
Belo Horizonte | Instituto Raul Soares - IRS |