Solicitar atendimento às pessoas com hepatites virais

Conteúdo Principal

O que é?

O cidadão poderá também fazer o exame da hepatite no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) que também oferece testagem rápida para hepatite.

Etapas, custos e documentos

1
Solicitar atendimento

Para os atendimentos ambulatoriais e consultas, o paciente deverá procurar um posto de saúde ou Unidade de Pronto Atendimento (UPA) mais próximos de sua residência para solicitar encaminhamento ao hospital de referência. 
O tratamento da doença depende de sua evolução e do tipo do vírus. Para infecção aguda da hepatites virais, são utilizadas medicações que aliviam os sintomas e trazem conforto para o paciente. A hepatite A, na maioria dos casos, apresenta cura. Já nos casos de hepatites B e C, é preciso continuar o acompanhamento médico, por meio de exames laboratoriais, pois os sintomas não servem como parâmetros para verificar a evolução do quadro.

Documentação

Documento de identidade com foto (Carteira de identidade, carteira profissional, carteira de motorista ou passaporte).

Valor

Gratuito.

Quem pode utilizar este serviço?

Todo cidadão adulto encaminhado pelo posto de saúde ou UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do seu Município.

Legislação

Lei Federal 8080/90 - Sistema Único de Saúde.

Dúvidas frequentes

O atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) é universal, integral e acessível à toda população, sem cobrança de valores de consultas ou exames realizados.

Outras informações

O cidadão poderá também fazer o exame da hepatite no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) que também oferece testagem rápida para hepatite.

Unidades onde o serviço é prestado

Município Unidade
Belo Horizonte Hospital Eduardo de Menezes - HEM
Barbacena Hospital Regional Barbacena - HRB
Atualizado em: