Ações e informações do serviço
O que é?
O Setor de Coleções Especiais da Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais tem a missão de preservar o acervo identificado pela instituição como precioso segundo critérios técnicos internacionais, que requer um grau de proteção maior pela relevância, raridade, beleza e pelo seu conteúdo representativo da cultura local e universal.
São obras como primeiras edições, edições esgotadas, com dedicatórias de escritores(as), ilustrações e encadernações preciosas, dicionários, gramáticas, enciclopédias, tratados e obras relevantes e representativas da cultura universal em todas as áreas do conhecimento.
Há também uma coleção de livros literários e não literários, cartilhas, dedicado à memória infantil com obras publicadas antes do ano de 1968. E também coleções dos bibliófilos Tancredo Martins e José Alcino Bicalho e as obras da biblioteca do Palácio das Mangabeiras.
Devido ao caráter raro e especial destas obras, o acervo não é circulante, o(a) leitor(a) pode consultar as obras somente no local e não há empréstimo domiciliar.
Horário de Funcionamento: Segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Serviço gratuito.
Etapas, custos e documentos
O(A) cidadão(ã) deve comparecer à Biblioteca com documento de identidade, se dirigir ao Setor de Coleções Especiais, e para realizar a pesquisa de seu interesse deve preencher um formulário com seus dados e temas da pesquisa.
O formulário é adquirido no setor.
Após o preenchimento do formulário e identificado os livros para a pesquisa o(a) funcionário(a) irá buscá-los.
(A) cidadão(ã) não terá acesso às salas de guarda das obras.
O atendimento é feito na Sala de Pesquisa.
Quanto tempo leva?
Imediato
Quem utiliza esse serviço?
Todo/a cidadão/ã.
Legislação
Outras informações
Para consulta online dos títulos do acervo basta entrar no site clicando AQUI .
Lápis, caderno ou folhas de papel, notebook, carregadores e celulares (modo silencioso) podem ser utilizados na Sala de Pesquisa.
Para consulta a algumas obras pode ser necessária a utilização de luvas que serão fornecidas pela Biblioteca São proibidos na Sala de Pesquisa a entrada e o consumo de bebidas e/ou alimentos assim como portar pastas, casacos, cachecóis, chapéus, bolsas e mochilas. Estes devem ser deixados no guarda-volumes do térreo.
É permitida somente a reprodução das obras das Coleções Especiais que estejam em domínio público, conforme a Lei de Direito Autoral (Lei 9.610/98).
Deve ser comunicado ao(à) funcionário(a) para avaliação do material que poderá restringir ou não permitir a reprodução de itens, de acordo com seu estado de conservação e a legislação de direitos autorais.
A reprodução deve ser feita pelo(a) leitor(a) com uso de equipamento pessoal: máquina fotográfica, celular, tablete, sem a utilização do flash.