Solicitar atendimento a doenças infectocontagiosas infantojuvenis

Conteúdo Principal

O que é?

Atender crianças e adolescentes com doenças infectocontagiosas causadas por vírus, bactérias ou protozoários, que podem ser transmitidas a outras pessoas, como as doenças sexualmente transmissíveis (HIV/ AIDS, sífilis e outras). Outros exemplos são tuberculose; doenças de pele (herpes etc.); malária; leishmaniose; hepatites; poliomielite; sarampo; difteria; tétano; coqueluche; rubéola; caxumba e meningite. Todo o atendimento é realizado gratuitamente.
 

Etapas, custos e documentos

Solicitar atendimento ambulatorial e de urgência

O paciente deverá procurar um posto de saúde ou UPA (Unidade de Pronto Atendimento) mais próximos de sua residência para solicitar encaminhamento ao hospital de referência. Ao chegar ao hospital, o paciente será atendido pela equipe médica para avaliação clínica e indicação do tratamento que será adotado. Para os casos de urgência, o atendimento deverá ser realizado no pronto atendimento 24 horas.
 

Documentação

Certidão de Nascimento ou Carteira de Identidade do paciente e documento de identidade do responsável legal.
 

Valor

Gratuito.

Quem pode utilizar este serviço?

Crianças ou adolescentes até 17 anos de idade encaminhados pelo posto de saúde ou UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do seu Município.
 

Legislação

Lei Federal 8080/90 - Sistema Único de Saúde

Dúvidas frequentes

O atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) é universal, integral e acessível à toda população, sem cobrança de valores de consultas ou exames realizados.

Unidades onde o serviço é prestado

Atualizado em: