O que é?
Atender aos pacientes que fazem uso abusivo de álcool e/ou outras drogas como cocaína, maconha, crack e substâncias psicoativas de forma prejudicial ou em crise aguda.
Etapas, custos e documentos
O paciente poderá ser atendido por demanda espontânea. A indicação do tratamento se dará conforme seu Projeto Terapêutico Singular, elaborado pela equipe de atendimento. O paciente passa primeiro pelo serviço de acolhimento da Unidade, onde é avaliada a intensidade da relação do paciente com a droga ou álcool, os comprometimentos psíquicos e orgânicos sofridos e os danos sociais envolvidos, tais como o rompimento com os laços familiares, trabalho e escola.
Após essa avaliação, o paciente poderá ser encaminhado para os procedimentos mais adequados ao seu caso.
O atendimento é feito de forma interdisciplinar (psiquiatria, psicoterapia e clínica médica) aos usuários de substâncias psicoativas em uso prejudicial ou quando o usuário se encontra em crise. O Projeto Terapêutico Singular é construído com o paciente.
O paciente com quadro mais grave e agudo, em uso mais intenso de substâncias e em vulnerabilidade social, e que apresenta também comorbidades clínicas poderá ser assistido na permanência-dia da Unidade.
É oferecido atendimento ambulatorial ao paciente que necessita de um acompanhamento psiquiátrico (medicamentoso ou não) e terapêutico.
A unidade funciona de segunda a sexta-feira, de 7 às 19 horas e possui 4 leitos para o acolhimento noturno aos pacientes que necessitam de cuidados por 24 horas.
Documento de identidade com foto (Carteira de identidade, carteira profissional, carteira de motorista ou passaporte).
Gratuito.
Quem utiliza esse serviço?
Todo Cidadão adulto e adolescente.
Legislação
Lei Federal 8080/90 - Sistema Único de Saúde.
Dúvidas frequentes
O atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) é universal, integral e acessível à toda população, sem cobrança de valores de consultas ou exames realizados.
Outras informações
As visitas domiciliares são realizadas quando o projeto requer esta estratégia para o paciente.
A busca ativa também é realizada quando o paciente está em abandono de tratamento e em situação de risco.
As oficinas terapêuticas acontecem diariamente e visam à reabilitação psicossocial do paciente.
Atendimento quinzenal dos grupos de familiares para acolhimento, acompanhamento e orientações.