Solicitar atendimento ambulatorial e domiciliar para crianças com doenças neuromusculares

Conteúdo Principal

O que é?

Prestar atendimento ambulatorial e domiciliar para crianças com doenças genéticas que acometem vários órgãos e, geralmente, têm caráter progressivo. São doenças que necessitam de atendimento especializado e complexo. A criança que sofre de uma doença neuromuscular apresenta fraqueza muscular generalizada e tem graves problemas respiratórios. O paciente perde a capacidade de andar, tem fraqueza nos braços, também nos músculos relacionados à deglutição (dificuldade para engolir) e à respiração (dificuldade de manter uma respiração e uma tosse eficazes). 

Etapas, custos e documentos

1
Solicitar atendimento ambulatorial e domiciliar para criança e adolescente

O paciente deverá procurar um posto de saúde ou Unidade de Pronto Atendimento (UPA) mais próximos de sua residência para solicitar encaminhamento ao hospital de referência. 
Com o pedido médico em mãos, é só agendar uma consulta, onde o paciente será avaliado por uma equipe multidisciplinar, que informará todos os procedimentos necessários.
O tratamento requer atendimento de uma equipe de profissionais de saúde, tais como: pneumologista, gastroenterologista, neurologista, cardiologista, ortopedista, fisioterapeuta, nutricionista, fonoaudiólogo, terapeuta ocupacional, psicólogo, enfermeiro e assistente social.
Para atendimento hospitalar indicado, a criança precisa do encaminhamento de um médico que já tenha detectado a doença. 
O serviço oferece também atendimento domiciliar para pacientes com doenças neuromusculares com complicações graves, como acometimento respiratório. Neste caso, o paciente necessita, por exemplo, de um ventilador domiciliar e de um aparelho de fisioterapia respiratória (aparelho de tosse). O serviço domiciliar é solicitado pelo médico do hospital, quando ele atesta a dificuldade do paciente, por exemplo, de se locomover até a unidade ou a necessidade de se mantê-lo em aparelhos. Para os casos de urgência, o atendimentos deverá ser realizado no pronto atendimento 24 horas.

Documentação

Certidão de Nascimento ou Carteira de Identidade do paciente e documento de identidade do responsável legal.

Valor

Gratuito.

Quem pode utilizar este serviço?

Crianças ou adolescentes até 17 anos de idade encaminhado pelo posto de saúde ou UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do seu Município.

Legislação

Lei Federal 8080/90 - Sistema Único de Saúde.

Dúvidas frequentes

O atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) é universal, integral e acessível à toda população, sem cobrança de valores de consultas ou exames realizados.

Unidades onde o serviço é prestado

Município Unidade
Belo Horizonte Hospital Infantil João Paulo II - Hijpii
Atualizado em: