Solicitar aferição do medidor de consumo de água

Conteúdo Principal

O que é?

A aferição tem por finalidade conferir a exatidão da medição, considerada a margem de erro definida em regulamento do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial – INMETRO.

Etapas, custos e documentos

1
Verificar vazamento no interior do imóvel

Antes de solicitar a aferição do hidrômetro, o(a) usuário(a) deve realizar os testes de vazamento sugeridos para verificar se há vazamento interno, ou seja, do hidrômetro para o interior do imóvel.
Certifique-se de que não há vazamentos em sua casa.
Em caso negativo, registre a leitura atual do seu hidrômetro, que será utilizada na próxima etapa deste serviço.

Confira as orientações sobre os Vazamentos Internos antes de se dirigir a uma unidade da Copasa (Clique aqui).

Canais de prestação
2
Solicitar Aferição do Hidrômetro

Caso não encontre vazamento do hidrômetro para o interior do imóvel, acessar o webchat em nosso site por meio do link Mais Serviços ou fale com o nosso atendente virtual, o Chico.

Envie mensagem pelo WhatsApp (31) 9 9770 7000 para registrar o pedido de aferição e análise da leitura do hidrômetro.

Documentos
Número da matrícula da conta de água
carteira de identidade, CPF e Conta de água atual
anexar CNPJ, contrato social ou última alteração contratual ou estatuto social ou documento equivalente, CPF e RG do sócio ou do síndico ou do representante legal. No caso de representante, este deve apresentar procuração.
a Ata do Condomínio autorizando a solicitação.
Valor

Conforme Tabela vigente.

Canais de prestação
Aplicativo / celular

WhatsApp Chico (31) 9 9770 7000

Presencial

Agências de Atendimento da Copasa (clique aqui para consultar o endereço da mais próxima de sua residência).

Quanto tempo leva?

Prazo para execução: 25 dias.

Quem utiliza esse serviço?

Disponível para todos os(as) usuários(as) da Copasa.

Legislação

Outras informações

  1. Antes de solicitar o serviço à Copasa, faça os testes de vazamento sugeridos, para verificar se há vazamento interno, ou seja, do hidrômetro para dentro do imóvel.
    Caso seja identificado vazamento interno, solicitar a manutenção (responsabilidade do(a) proprietário(a)) e acessar o webchat em nosso site por meio do link Mais Serviços ou fale com o nosso atendente virtual, o Chico. Envie mensagem pelo WhatsApp (31) 9 9770 7000 para anexar as notas e materiais do serviço realizado, recibos, fotos e declarações para a análise e possível retificação com aplicação de desconto na fatura e/ou alteração de data de vencimento.
  2. A realização da aferição é de responsabilidade do SENAI FIEMG e a análise realizada em laboratório credenciado pelo INMETRO.
  3. Conforme o resultado do laudo da aferição o(a) usuário(a) será informado sobre a cobrança da taxa, conforme a tabela de serviços. 
Atualizado em: