O que é?
Solicitação de emissão de Termos de Abertura e de Encerramento de livro de escrituração de substâncias e medicamentos sob controle especial, lavrados pela Autoridade Sanitária local, em atendimento ao Artigo 63 da Portaria SVS/MS n° 344/1998, via Sistema Eletrônico de Informações do governo do Estado de Minas Gerais (SEI!MG).
Etapas, custos e documentos
Caso a Vigilância Sanitária Municipal oriente que a solicitação de abertura e encerramento de livro de escrituração de substâncias e medicamentos sob controle especial deve ser feita junto à Vigilância Sanitária Estadual, o requerente deve cadastrar-se no Sistema Eletrônico de Informações (SEI) e realizar o peticionamento.
Siga as orientações para realizar o cadastro de usuário externo no link abaixo.
Gratuito
Tanto para a solicitação de abertura quanto para a solicitação de encerramento de livro de de escrituração de substâncias e medicamentos sob controle especial, deve-se efetuar o pagamento da Taxa de Expediente.
Para gerar o documento, deve-se seguir as etapas:
1 – Entre no link para gerar o Documento de Arrecadação Estadual (DAE);
2 – Preencha as informações solicitadas:
Tipo de identificação – CPF ou CNPJ;
No campo Órgão Público, selecionar: Fundo Estadual de Saúde;
No campo Serviço do Órgão Público, selecionar: Abertura ou baixa de livros – REC PROPRIO
3 – Na página seguinte, preencha as informações solicitadas:
O Período de referência término e Data de pagamento serão preenchidos automaticamente.
Valores a recolher > Valor da Receita: Digite o valor, conforme orientações abaixo.
4 – Clique em continuar;
5 – Imprima o formulário e efetue o pagamento em qualquer agência bancária ou casa lotérica.
O comprovante deve ser enviado com os demais documentos solicitados.
DAE – Documento de Arrecadação Estadual
O valor da taxa do serviço é de R$ 55,31.
Para você solicitar a abertura, siga os passos:
1. Realize o peticionamento eletrônico novo no SEI (link abaixo), selecionando a opção "SES - Abertura e Encerramento de Livro de Escrituração".
2. Preencha as informações e anexe os documentos solicitados;
DOCUMENTOS: deve ser anexada uma cópia de cada documentação, cujo arquivo eletrônico (gerado eletronicamente ou digitalizado) deve estar salvo no computador que irá fazer a solicitação.
• DOCUMENTOS ESSENCIAIS:
10 UFEMG, conforme a etapa 1.
Essa etapa deve ser realizada somente ao final do livro.
Quando encerrado o livro, e se o livro foi aberto de forma eletrônica pelo SEI!MG, o estabelecimento deve solicitar o encerramento do mesmo utilizando o peticionamento eletrônico intercorrente no SEI!MG e selecionando o mesmo processo SEI que fez a abertura do livro.
1. Realize o peticionamento eletrônico intercorrente no SEI (link abaixo), selecionando a opção "SES - Abertura e Encerramento de Livro de Escrituração".
2. Selecione o processo SEI que ocorreu a abertura do livro (tanto a abertura quanto o encerramento devem estar no mesmo processo SEI);
3. Preencha as informações e anexe os documentos solicitados;
DOCUMENTOS: deve ser anexada uma cópia de cada documentação, cujo arquivo eletrônico (gerado eletronicamente ou digitalizado) deve estar salvo no computador que irá fazer a solicitação.
10 UFEMG, conforme a etapa 1.
Quanto tempo leva?
60 dias
Quem utiliza esse serviço?
Estabelecimentos sujeitos ao controle sanitário sob competência de fiscalização da Vigilância Sanitária Estadual.
Arquivos
Legislação
Outras informações
Para obter o valor da taxa de expediente é necessário multiplicar o valor da Unidade Fiscal do Estado de Minas Gerais (UFEMG) pela quantidade de UFEMGs referente ao serviço conforme tabela . Quantidade de UFEMG: 10 UFEMG, reajustada em 1º de janeiro de cada ano. Está prevista no item 3.3.4 da Tabela A constante na Lei Estadual nº 6.763/75 e no Decreto nº 38.886/97.
Valor da UFEMG: Consulte aqui o valor da UFEMG, reajustada anualmente.
Serviço disponível somente para estabelecimentos inspecionados pela Vigilância Sanitária Estadual. Para saber a competência de fiscalização, inicialmente procure orientações na Vigilância Sanitária do seu município.