Registrar impedimento de furto/roubo de veículo

Conteúdo Principal

O que é?

Ao tomar conhecimento sobre o furto/roubo de veículos automotores, são necessárias algumas providências para formalizar a situação junto ao Sistema de Informações do Detran-MG, sendo inserido o respectivo impedimento.

Etapas, custos e documentos

1
Sinalizar roubo/furto de veículos

Inicialmente, a sinalização de furto/roubo de veículos é feita pela Polícia Militar, via ligação telefônica para o número 190, quando é informado sobre o crime, sendo inserido no sistema o local em que ocorreu o furto/roubo, data, hora, e os dados do solicitante.

A sinalização de furto/roubo de veículos também pode ser feita por meio da formalização de Boletim de Ocorrência/Reds, feito pela Polícia Civil ou Polícia Militar. As informações devem ser prestadas pelo cidadão de forma clara e correta, uma vez que dados inconsistentes lançados no histórico não viabilizam a inserção da sinalização. Esta sinalização é inserida na Base Estadual de Cadastro de Veículos do Estado de Minas Gerais e na Base Nacional de Cadastro de Veículo. Caso não seja inserido impedimento definitivo de furto/roubo, a sinalização é desativada na base nacional no prazo de 72 horas.

Documentos
Carteira de Identidade (RG)
Documento de identidade conforme a lei 12.037/2009;
Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV)
Valor
  • Nenhum valor é cobrado para sinalizar e registrar o impedimento.
2
Registrar impedimento de furto/roubo de veículos

De posse do Boletim de Ocorrência ou do número do Boletim, o proprietário do veículo deverá comparecer à unidade de atendimento para a ratificação da sinalização, viabilizando a inserção de impedimento definitivo de furto/roubo no Sistema de Informações do Detran-MG e na Base Índice Nacional (BIN).

O impedimento definitivo de furto/roubo bloqueia o veículo na Base Estadual e Base Índice Nacional (BIN) de cadastro de veículos não importando o Estado em que o veículo é emplacado.

Documentos
Carteira de Identidade (RG)
Número do Registro de Eventos de Defesa Social (REDS) ou Boletim de Ocorrência (BO)

Quem pode utilizar este serviço?

Cidadão

Outras informações

  1. Nenhum valor é cobrado para sinalizar e registrar o impedimento.
  2. O registro de impedimento de furto/roubo do veículo faz com que o Secretaria da Fazenda suspenda, temporariamente, os tributos como IPVA e licenciamento, pelo período em que a pessoa ficar sem o veículo e evita que possíveis infrações cometidas pelos criminosos sejam atribuídas ao proprietário.
  3. Saiba como solicitar a Certidão Comprobatória de Furto/Roubo de Veículos

Unidades onde o serviço é prestado

Atualizado em: