O que é?
Apoiar financeiramente atletas praticantes e técnicos de atletas praticantes do desporto de rendimento prioritariamente em modalidades olímpicas, paralímpicas e subsidiariamente não olímpicas, conforme edital, custeando em partes gastos pessoais com inscrições em competições, passagens, hospedagem e alimentação para eventos esportivos; transporte, aquisição de materiais e equipamentos esportivos para o treinamento dos atletas, além de cursos de capacitação para os técnicos.
Os prazos para os pagamentos das bolsas são definidos a cada novo edital.
Etapas, custos e documentos
Os(As) atletas e técnicos(as) interessados(as) devem acompanhar a publicação do edital. Não há um cronograma previsto para a publicação dos editais, mas, a depender do orçamento são anuais e publicados no Diário Oficial de Minas Gerais e no sítio institucional da secretaria.
As demais etapas descritas abaixo podem variar de acordo com as peculiaridades de cada edital.
Os valores dos repasses das bolsas variam de acordo com cada edital.
É necessário que o(a) interessado(a) faça a inscrição no edital aberto, que é divulgado na época das inscrições no site e cumpra as demais exigências previstas em edital.
Todo o processo de inscrição é determinado no edital.
A lista preliminar é divulgada no site e os(as) atletas e técnicos(as) classificados(as) deverão enviar a documentação descrita no edital para análise por parte da Comissão Técnica de Avaliação do Bolsa Atleta e da Bolsa Técnico.
A lista final dos(as) selecionados(as) é divulgada e aqueles(as) inscritos(as) que passaram na etapa anterior devem assinar o Termo de Compromisso a ser disponibilizado no SEI!MG, para os usuários externos cadastrados.
Devido ao descumprimento dos critérios para envio da documentação apontados no edital, alguns nomes que integravam a lista preliminar, podem ser desclassificados(as), assim, outros(as) candidatos(as) ao benefício podem ser convocados(as) para encaminhar a documentação necessária, retomando assim a etapa 3 e as demais aqui descritas, dessa forma, é bom que faça o acompanhamento da convocação de atletas não classificados(as).
Essa informação é colocada Edital disponibilizado no site.
Quem utiliza esse serviço?
Atletas e técnicos que apresentam bons históricos de resultados em competições de âmbito estadual, nacional, internacional e olímpico/paralímpico.
Legislação
Outras informações
Entre em contato pelo e-mail: bolsa.atleta@social.mg.gov.br
Unidades onde o serviço é prestado
Município | Unidade |
---|---|
Belo Horizonte | Superintendência de Programas Esportivos |