Solicitar auditoria oficial para certificação do SISBOV

Conteúdo Principal

O que é?

Auditoria final do processo de certificação que é pré-requisito para inclusão da propriedade no Banco Nacional de Dados do Sisbov.

 

Etapas, custos e documentos

1
Solicitar auditoria

Após efetuar duas vistorias, a certificadora deve solicitar ao IMA, por meio de ofício, a auditoria oficial de propriedade a ser incluída no Sisbov.

Canais de prestação
2
Participar de auditoria

O IMA comunica à Certificadora a data da auditoria oficial  na propriedade candidata ao SISBOV e emite o Relatório de Auditoria.

Canais de prestação
Presencial

Na propriedade candidata ao SISBOV (endereço informado pela certificadora)

Quanto tempo leva?

90 dias

Quem pode utilizar este serviço?

Certificadoras credenciada pelo Ministério da Agricultura, representando os criadores de bovinos e bubalinos interessados

Arquivos

Legislação

Dúvidas frequentes

O que é o Sisbov? O Sistema de Identificação Individual de Bovinos e Bubalino - Sisbov estabelece normas e procedimentos para o processo produtivo de bovinos e bubalinos nas propriedades rurais.

A adesão ao Sisbov é obrigatória? Não, é voluntária.

Para exportar animais é necessário estar inserido no Sisbov? Sim, para os países que exigem identificação individual dos animais.

O que é ERAS? É a sigla utilizada para Estabelecimento Rural Aprovado no Sisbov, para identificar na propriedade os animais foram incluídos no Banco Nacional de Dados do Sisbov.

Outras informações

A rastreabilidade bovina prevista no Sisbov engloba a identificação de todas as etapas e processos de produção da carne, permitindo identificar a propriedade em que o animal foi criado, o manejo sanitário, a alimentação, o local de abate e outros.

Unidades onde o serviço é prestado

Atualizado em: