Solicitar mudança de carroceria

Conteúdo Principal

O que é?

Serviço destinado para o(a) proprietário(a) que deseja realizar a mudança de carroceria do veículo. 

Etapas, custos e documentos

1
Preencher formulário eletrônico

Preencha o formulário eletrônico no site da CET-MG com as informações solicitadas e clique em "Enviar" para gerar e imprimir a Ficha de Cadastro e o Documento de Arrecadação Estadual (DAE).

Canais de prestação
2
Pagar o boleto (DAE)

Efetue o pagamento do DAE por PIX ou em uma das unidades dos Bancos credenciados.   

ATENÇÃO!  

Para maior agilidade pague no PIX. O pagamento também pode ser feito por meio de boleto, nos bancos credenciados (Brasil, Bradesco, CAIXA, Itaú, Mercantil, Santander, SICOOB e Correspondentes Bancários: Mais BB e Casas Lotéricas). Os pagamentos realizados fora da rede credenciada não têm prazo para compensação e podem não ser reconhecidos. 

Para não cair em golpes fique atento ao link de acesso ao serviço, que deverá ser www.transito.mg.gov.br ou www.fazenda.mg.gov.br  

Para consultar o comprovante de pagamento de taxa, clique aqui.

Para gerar a 2ª via do DAE: 
Nos municípios que não possuem ECV, clique aqui. 
Nos municípios que já possuem ECV, clique aqui. 

 

Valor

Nos municípios que não possuem ECV: R$ 126,71. 

Nos municípios que já possuem ECV os valores a serem pagos pelo cidadão serão divididos da seguinte forma:  

  • Emissão da DAE: R$ 5,28. 
  • Vistoria na ECV: R$ 121,43 (pago na própria ECV). 
Canais de prestação
3
Agendar vistoria

O agendamento da vistoria é obrigatório em alguns municípios e só pode ser realizado após o pagamento do DAE.
Após o agendamento, será liberado o endereço da Empresa Credenciada de Vistoria (ECV).    

Obs.: O agendamento será disponibilizado somente após a baixa do pagamento do DAE, que pode demorar algumas horas.  

Para agendar a vistoriana ECV, clique aqui.

Para municípios que ainda não possuem ECV, acesse aqui.

Para solicitar a vistoria móvel, clique aqui.

Canais de prestação
4
Comparecer à unidade de vistoria

Compareça com o veículo à unidade de vistoria indicada, no dia e horário agendados, levando os documentos necessários para comprovar a solicitação do serviço. 

Documentos
Proprietário(a) do Veículo
Carteira de Identidade (RG)
Cópias e originais do documento de identidade atualizado, com CPF.
Certificado de Registro de Veículo (CRV)
*Em branco
Ficha de Cadastro
Preenchida e assinada pelo proprietário do veículo;
Comprovante de pagamento do DAE
Certificado de Segurança Veicular (CSV)
Nota Fiscal
Comprovante de procedência e justificativa da propriedade dos componentes e agregados montados ou adaptados no veículo (Nota Fiscal).
Parentes (pai, mãe, filho (a), irmão (a), marido e esposa)
Carteira de Identidade (RG)
  • Documento de identidade atualizado com CPF de quem irá retirar o documento (original e cópia);
  • Documento de identidade atualizado com CPF do proprietário do veículo (original ou cópia autenticada);
Certidão de Casamento
Certidão de casamento, se for o caso (original ou cópia autenticada).
  • Além dos documentos exigidos para o proprietário.
Procurador(a)
Procuração
Procuração pública lavrada em cartório (original ou cópia autenticada).
Carteira de Identidade (RG)
  • Documento de identidade atualizado com CPF do proprietário do veículo/empresa (original ou cópia autenticada).
  • Documento de identidade atualizado com CPF do procurador (original e cópia)
Além dos documentos exigidos para o proprietário
Proprietário(a) do Veículo/Empresa
Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ)
Cartão do CNPJ com menos de 90 dias;
Contrato Social
Contrato social ou cópia autenticada.
Carteira de Identidade (RG)
Cópias e originais do documento de identidade atualizada e CPF.
Ficha de Cadastro
Ficha de Cadastro devidamente preenchida e assinada pelo proprietário do veículo;
Comprovante de pagamento do DAE
Certificado de Segurança Veicular (CSV)
Certificado de Registro de Veículo (CRV)
Certificado de Registro de Veículo (CRV) em branco.
Nota Fiscal
Comprovante de procedência e justificativa da propriedade dos componentes e agregados montados ou adaptados no veículo (Nota Fiscal).
Procurador(a)
Carteira de Identidade (RG)
  • Documento de identidade atualizado com CPF do procurador (original e cópia);
  • Documento de identidade atualizado com CPF do proprietário do veículo/empresa (original ou cópia autenticada).
Procuração
Procuração pública lavrada em cartório (original ou cópia autenticada)
  • Além dos documentos exigidos para o proprietário
5
Comparecer a uma unidade de atendimento presencial

Após ter o veículo aprovado na vistoria, você deve agendar e comparecer, na data e horário marcados, à Unidade de Atendimento Integrado (UAI) ou Ciretran do seu município para solicitar a emissão dos documentos alterados. 
Consulte o campo ‘UNIDADES ONDE O SERVIÇO É PRESTADO’ desta página. 

Canais de prestação
Presencial

Para atendimento em alguns municípios é necessário fazer o AGENDAMENTO ON-LINE. 

  • Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans)
    Caso não seja possível agendar atendimento na UAI de seu município, clique aqui para agendar atendimento na Ciretran. Se o agendamento on-line para a Ciretran de sua cidade não estiver disponível, o atendimento será realizado por ordem de chegada. 

6
Emitir os documentos

O número do Certificado de Registro do Veículo (CRV-e) será fornecido pelo atendente durante o atendimento presencial. Com o número do CRV-e você pode emitir a versão digital do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo Eletrônico (CRLV-e) pelo aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT) ou obter a versão impressa pelo portal da CET-MG.  

  • Para acessar as orientações para obter o CRLV digital pela CDT, clique aqui.  

ATENÇÃO!
O Certificado de Registro de Veículo (CRV) será alterado para Certificado de Registro de Veículo Eletrônico (CRV-e), quando for solicitado um serviço que modifique informações do veículo. Assim, após a alteração, será imprescindível utilizar o número do CRV-e ao invés do CRV anterior para licenciar o veículo ou gerar o ATPV-e.

Quem utiliza esse serviço?

Proprietários(as) de veículos registrados em Minas Gerais.

Outras informações

  • Mudanças acumulativas: O(A) proprietário(a) poderá realizar mais de uma alteração de características do veículo em um único processo, seguindo os procedimentos e apresentando os documentos necessários para cada alteração solicitada. Este processo permite o pagamento de um único Documento de Arrecadação Estadual (DAE) para todas as mudanças juntas. Nesse caso, ao preencher o formulário eletrônico abaixo, o interessado deverá assinalar também as outras mudanças que deseja fazer no veículo. Caso as alterações sejam solicitadas separadamente, será necessário o pagamento de um DAE para cada alteração. 
     
  • A responsabilidade pelos dados prestados é integralmente do proprietário do veículo e/ou seu responsável legal. Em caso de dados informados erroneamente, o registro do veículo e a emissão do documento poderão ser afetados, de modo que, para retificar o cadastro do veículo será necessário efetuar o pagamento de nova taxa e realização de nova vistoria de identificação veicular.
     
  • Todos os casos não previstos deverão ser analisados pelas unidades de atendimento do município.
     
  • A pessoa que recebeu um aviso para fazer um Recall no seu veículo deve procurar a montadora oficial ou a concessionária para fazer a troca do item solicitado. A não realização da troca do item implica na impossibilidade do licenciamento do veículo. A concessionária ou montadora insere no sistema a data em que o Recall foi efetuado e a Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) procede a liberação da restrição, não sendo necessário contato com CET-MG para execução deste serviço.

Unidades onde o serviço é prestado

Atualizado em: