O que é?
Deseritrocitação é um procedimento que reduz o número de hemácias (células vermelhas) em uma bolsa de medula óssea. É realizada antes de um transplante de medula óssea.
Desplasmatização é um procedimento que consiste na remoção do plasma, a parte líquida do sangue, de uma amostra, como células progenitoras hematopoéticas coletadas da medula óssea. Este procedimento é realizado para reduzir o volume do produto e diminuir o risco de reações hemolíticas agudas no paciente.
Etapas, custos e documentos
Para contratar o serviço prestado pela Hemominas/Cetebio aos centros transplantador é necessário providenciar a documentação relacionada no campo documentos e encaminhar à Fundação Hemominas.
Sob consulta.
Para solicitar a realização de deseritrocitação e/ou desplasmatização da células progenitoras hematopoéticas (CPH), o centro de coleta/transplantador envia ao Cetebio o formulário de solicitação devidamente preenchido e assinado pelo(a) médico(a) assistente.
O centro de coleta/transplantador deve encaminhar ao Cetebio a bolsa contendo células progenitoras hematopoéticas logo após a coleta.
O centro de coleta/transplantador deverá comparecer ao Cetebio para retirar a bolsa de células progenitoras hematopoéticas (CPH) para infusão a fresco e respectivo laudo de liberação de células pós deseritrocitação e/ou desplasmatização e, conforme data e horário agendados a partir da entrega da bolsa.
Quanto tempo leva?
Cerca de 8 horas.
Quem utiliza esse serviço?
Centros de Coleta / Centros Transplantadores.