O que é?
O projeto Cantando Alphonsus surgiu em 1984, por iniciativa da Profª. Hebe Maria Rôla Santos, do Departamento de Letras da Universidade Federal de Ouro Preto, e com propósito de incentivar os estudos sobre a obra de Alphonsus de Guimaraens e aproximar o público da poesia simbolista. Em 2001 o evento passou a integrar os trabalhos da Pró-reitoria de Extensão / PROEX-UFOP, e em seguida efetivou parceria com o Museu Casa Alphonsus de Guimaraens e com a Academia Infantojuvenil de Ciências Letras e Artes – Academia Marianense de Letras, se tornando evento fixo no calendário de atividades do Museu.
O sarau lítero-musical Cantando Alphonsus é uma ação que norteia e inspira o surgimento de outras ações, como o projeto Alphonsus vai à Escola e o Alô, poesia!. O evento ocorre no mês de maio, dentro da programação da Semana Nacional de Museus, e se realiza nas ruas do centro histórico de Mariana. Anualmente participam em média alunos de 15 escolas da rede pública e particulares de Mariana, Ouro Preto, Santa Bárbara e Catas Altas, além dos grupos artísticos, autoridades locais e da comunidade em geral.
Etapas, custos e documentos
Para participar das atividades realizadas durante o Sarau lítero-musical Cantando Alphonsus é necessário fazer inscrição pelo telefone, e-mail ou formulário a ser divulgado pelo Museu.
Gratuito
Após realizar a inscrição compareça ao Museu para participar do evento.
Quanto tempo leva?
O evento acontece ao longo de um dia.
Quem utiliza esse serviço?
Qualquer cidadão.
Outras informações
- As atividades acontecem na área interna e externa do Museu Casa Alphonsus de Guimaraens e em espaços culturais de Mariana
- Informações sobre a programação e atividades previstas paraSarau lítero-musical Cantando Alphonsus estão disponíveis no site da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais e nas redes sociais do museu.
Unidades onde o serviço é prestado
Município | Unidade |
---|---|
Mariana | Museu Casa Alphonsus de Guimaraens |