Participar do curso técnico em Conservação e Restauro

Conteúdo Principal

O que é?

O Curso Técnico em Conservação e Restauro capacita profissionais preparados(as) para analisar, diagnosticar e intervir adequadamente em acervos de papel, escultura policromada e pintura de cavalete. 

É nacionalmente reconhecido pelo Ministério da Educação | MEC e aprovado, desde 2002, pelo Conselho Estadual de Educação de Minas Gerais | CEE.

Etapas, custos e documentos

1
Inscrever-se para o processo seletivo para o Curso Técnico em Conservação e Restauro

Para se candidatar, os(as) interessados(as) devem ter concluído ou, no mínimo, estar cursando o 2° ano do ensino médio, se inscrever no processo seletivo, realizar a prova e, se aprovado(a), efetuar a matrícula para então cursar o Curso Técnico em Conservação e Restauro.

O(A) candidato(a) deverá preencher a ficha de inscrição disponível através de formulário no Site da FAOP, emitir o DAE (Documento de Arrecadação Estadual) e realizar o pagamento da taxa de inscrição.

A data e local do processo seletivo é definida no edital vigente.

Documentos
Cadastro de Pessoas Físicas (CPF)
Carteira de Identidade (RG)
Comprovante de endereço
Histórico Escolar
Valor

De acordo com o edital vigente, pagamento da taxa realizado através de DAE (Documento de Arrecadação Estadual).

Canais de prestação
Telefone
(31) 3551-2014
2
Participar do processo seletivo do Curso Técnico

O(A) candidato(a) ao curso técnico em Conservação e Restauro deverá realizar o processo seletivo para concorrer a uma vaga no curso. A prova contém questões objetivas e discursivas de português, química e informática e prova de aptidão visual e motora.

Comparecer ao local das provas com antecedência mínima de 30 (trinta minutos) do horário estipulado no edital vigente munido de:
a) caneta esferográfica (tinta azul ou preta), lápis 2B, borracha, apontador;
b) lápis de cor somente nas cores: amarelo, vermelho e azul;
c) documento de identificação com foto;
d) comprovante de inscrição (recebido por e-mail).

A data e local do processo seletivo é definida no edital vigente.

Obs.: São considerados documentos de identificação: carteiras expedidas pelos Ministérios Militares, pelas Secretarias de Segurança Pública e pelos Corpos de Bombeiros Militares; carteiras expedidas pelos órgãos fiscalizadores de exercício profissional (ordens, conselhos); certificado de reservista, carteiras funcionais do Ministério Público e da magistratura, carteiras funcionais expedidas por órgão público que, por lei federal, valem como identidade; carteira de trabalho, carteira nacional de habilitação (somente modelo novo, com foto, obedecido o período de validade); se o(a) candidato(a) for estrangeiro(a) deverá apresentar Passaporte válido, com visto da Polícia Federal que comprove sua estadia regular no país ou cédula de identidade de estrangeiro(a).
Não serão aceitos documentos em forma digital.

Documentos
Documento de identificação com foto
Valor

Nesta etapa, o(a) candidato(a) já terá feito o pagamento da taxa  através de DAE (Documento de Arrecadação Estadual) e recebido a confirmação da sua inscrição pelo e-mail informado no ato da inscrição.

Canais de prestação
Presencial

As provas serão realizadas em data e local definidos conforme edital vigente.
A data e local do processo seletivo é definida no edital vigente.

Telefone
(31) 3551-2014
3
Realizar a matrícula no Curso Técnico

O(A) candidato(a) aprovado(a) deve comparecer a secretaria do Núcleo de Conservação e Restauração no período estabelecido, munido das documentações exigidas de acordo com o edital vigente do processo seletivo.

Obs.: Caso o(a) candidato(a) tenha concluído o ensino médio através do Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM ou Exame Nacional para a Certificação de Competências de Jovens e Adultos - ENCCEJA, estes deverão apresentar uma declaração de autenticidade do diploma, emitida pela escola certificadora ou declaração de conclusão do Ensino Médio emitida pelos órgãos competentes.
No caso de matrícula realizada por terceiros, o(a) representante deverá apresentar-se com uma procuração emitida pelo(a) candidato(a) e com firma reconhecida em cartório, especificamente para a realização da matrícula, bem como todos os documentos exigidos do(a) candidato(a), além de sua própria identidade pessoal.

Documentos
Foto
3x4.
Certidão de Nascimento
ou Casamento.
Carteira de Identidade (RG)
Cadastro de Pessoas Físicas (CPF)
Título
de eleitor, se maior de 18 anos
Comprovante de quitação com a Justiça Eleitoral
Certidão de reservista
se do sexo masculino e maior de 18 anos
Passaporte
e vistos válidos, se estrangeiro
Certificado de Conclusão de Curso
do ensino médio ou de matrícula no últimos dois anos do Ensino Médio
Histórico Escolar
  • do Ensino Médio;
  • do Ensino Fundamental I e II
Comprovante de endereço
atualizado
Valor

Definido no edital.

Canais de prestação
Presencial

Na secretaria do Núcleo de Conservação e Restauração, situado na Rua Irmãos Kennedy nº 601, bairro Cabeças, Ouro Preto/MG.

Telefone
(31) 3551-2014

Quanto tempo leva?

A formação dura 2 anos e meio (5 semestres).

Quem utiliza esse serviço?

Destinado àqueles(as) que já concluíram ou estão cursando o ensino médio a partir do 2º ano, o ingresso do Curso Técnico em Conservação e Restauro é feito por meio de processo seletivo.

Dúvidas frequentes

Quando posso me inscrever?

Todas as informações sobre novas turmas são disponibilizadas no site da Faop e nas redes sociais. O processo seletivo é feito por meio de edital de seleção e as vagas são gratuitas e limitadas. 

Outras informações

O Curso Técnico em Conservação e Restauro, primeiro do Brasil, capacita profissionais preparados(as) para analisar, diagnosticar e intervir adequadamente em acervos de papel, escultura policromada e pintura de cavalete. 

O curso teve início com o restaurador Jair Afonso Inácio na década de 1970, sendo a primeira experiência na formação de profissionais de forma regular no Brasil.

Em 1981, foi dividido em disciplinas com ênfase na conservação e restauro de escultura policromada, pintura de cavalete e papel.

O Curso é nacionalmente reconhecido pelo Ministério da Educação | MEC e aprovado, desde 2002, pelo Conselho Estadual de Educação de Minas Gerais | CEE.

Distribuído em cinco módulos semestrais, com carga horária de 1.686h e 40min, incluindo o estágio curricular, o processo de ensino-aprendizagem do Curso é conduzido de modo a aliar a fundamentação conceitual à vivência prática.

O(A) aluno(a) pratica inicialmente simulações do processo de restauro e, posteriormente, atua com acervos reais comunitários; e todo o processo é orientado pelos(as) professores(as) que contam com a parceria da equipe técnica e pedagógica do Núcleo de Conservação e Restauração.

As atividades de restauração dos acervos comunitários integram o estágio curricular que está inserido nas práticas de ateliês.

Para concluir o Curso, o(a) aluno(a) realiza estágio nas três áreas de atuação - papel, escultura policromada e pintura de cavalete - que se encerra mediante a entrega dos relatórios finais.

Essa estratégia garante aos(as) estudantes uma formação consistente, com segurança para atuação no mercado de trabalho, e, às comunidades guardiãs, o tratamento necessário e adequado aos seus acervos, propiciando longevidade à preservação dos bens.

Tem duração de cinco módulos semestrais, com carga horária de 11558h e 20min, incluindo o estágio curricular.

Unidades onde o serviço é prestado

Atualizado em: