Obter a conservação e restauração de bens móveis como material didático

Conteúdo Principal

O que é?

A Escola de Arte Rodrigo Melo Franco de Andrade através do Núcleo de Conservação e Restauração oferece à comunidade, o Curso Técnico em Conservação e Restauro que capacita profissionais preparados para analisar, diagnosticar e intervir em acervos de papel, escultura de madeira policromada e pintura de cavalete.
Dentre as atividades de formação dos alunos está a restauração dos acervos comunitários que integram o estágio curricular obrigatório, onde o aluno, para concluir o curso, realiza o estágio nas três áreas de atuação do curso - papel, escultura policromada e pintura de cavalete.

Os alunos recebem orientação e são supervisionados pelos professores e técnicos durante todo o processo de conservação e restauração das obras.

Etapas, custos e documentos

1
Enviar solicitação de avaliação de acervo

O solicitante envia os dados e fotos da obra em questão para a coordenação do Núcleo de Conservação e Restauro, através do e-mail (constante no campo e-mail abaixo), para avaliação prévia. 

Documentação

Solicitação via e-mail 

Canais de prestação
Telefone
(31) 3551-2014
2
Acompanhar visita técnica de avaliação de acervo

A equipe da Faop vai entrar em contato com o proprietário ou responsável pelo acervo e agenda uma visita técnica no local do solicitante.
A visita técnica deverá ser acompanhada pelo solicitante e a equipe irá realizar a avaliação do acervo.
Se o acervo se enquadrar aos requisitos para entrar como material didático, a equipe realiza a embalagem e transporte da obra, considerando que seja possível o transporte no veículo da Fundação.
Caso não seja possível realizar o transporte com o veículo da FAOP, é agendada uma data futura para a realização do mesmo. Os custos deste transporte correrão por conta do proprietário/responsável pelo acervo.

Valor

Para a visita no local de origem da obra, o solicitante deverá arcar com as despesas do deslocamento da equipe, alimentação, hospedagem (se for o caso).

Se o acervo não puder ser transportado pela Faop, a contratação do transporte adequado ficará a cargo do proprietário do acervo.

Canais de prestação
Telefone
(31) 3551-2014
3
Assinar Termo de Entrada da Obra

Para o acervo receber as intervenções necessárias, a Coordenação formaliza a entrada da obra através do Termo de Entrada, que contém informações sobre o acervo em questão, que deverá ser assinado pelo proprietário ou responsável pela obra.

Após a chegada do acervo no Núcleo, a equipe fotografa o acervo e monta o Termo de Entrada com as dimensões e características da obra. Encaminha o documento por e-mail para o proprietário/responsável pelo acervo.
O proprietário/responsável confere os dados do documento, realiza a impressão, assina e devolve o documento para o Núcleo de Conservação e Restauração por e-mail ou assina presencialmente na sede do Núcleo.

Documentos
Carteira de Identidade (RG)
Cadastro de Pessoas Físicas (CPF)
Comprovante de endereço
Valor

Gratuito.

4
Acompanhar devolução do acervo restaurado

Após as intervenções necessárias realizadas no acervo, a equipe técnica entra em contato com o proprietário para combinar a entrega do acervo restaurado, que deverá ser acompanhada pelo mesmo.
A devolução pode ocorrer com a retirada do bem na sede do Núcleo de Conservação e Restauração em Ouro Preto ou como uma entrega pela equipe técnica à comunidade a qual o acervo pertence.

No ato da entrega, o proprietário/responsável assina o Termo de Devolução da obra, preparado pela equipe do Núcleo de Conservação e Restauração, assim como, a equipe técnica responsável pela devolução passa orientações de conservação do bem restaurado.

Valor

Garatuito.

Quanto tempo leva?

A duração do processo de conservação/restauração como material didático é de 30 meses.

Quem pode utilizar este serviço?

Comunidades carentes, igrejas, publico em geral.

Dúvidas frequentes

Entrar em contato com a Diretoria da Escola de Arte Rodrigo Melo Franco de Andrade ou Coordenação do Núcleo de Conservação e Restauro pelo telefone (31)3551-2014.

Outras informações

Após o processo de intervenção, os alunos e equipe técnica realizam a devolução do acervo à comunidade de origem, realizam atividades de educação patrimonial com os responsáveis pelas obras e então, estão aptos a obter o diploma de Técnico em Conservação e Restauro.

Durante o processo de restauração, a mão de obra deste serviço não é cobrado do proprietário do acervo, apenas os serviços de terceiros se houver. A conservação e restauração nesta modalidade leva 30 meses para ser concluído.

Unidades onde o serviço é prestado

Atualizado em: