Você está aqui:

Participar da Rede do Observatório do Turismo de Minas Gerais

Atualizado em 25/05/2021 às 13:53

O que é

A Secult coordena o processo de certificação de novas entidades que queiram fazer parte da Rede do Observatório do Turismo de MG, que tem como objetivo a articulação entre entes para a construção de estatísticas e dados do setor. A certificação é um serviço gratuito. 

Quem pode utilizar este serviço?

Prefeituras; Entidades da Sociedade Civil; empresas; universidades; faculdades

Órgão responsável

Secretaria de Estado de Cultura e Turismo - SECULT

Etapas para realização deste serviço

1
Aguardar abertura do prazo para certificação das entidades

Anualmente a Secult divulga período de abertura de prazo para certificação de entidades para que essas possam participar da Rede do Observatório do Turismo de Minas Gerais. Os interessados devem ficar atentos ao site e as redes sociais do OTMG para fazer sua inscrição. 

Canais de Prestação

Email

observatorio@secult.mg.gov.br
2
Preencher ficha de inscrição

Para solicitar a entrada junto ao Observatório de Turismo de Minas Gerais é necessário enviar a solicitação para o e-mail: observatorioturismo@secult.mg.gov.br com os documentos especificados no Decreto e Regimento Interno. É importante que o candidato faça a leitura dos documentos e preenchimento correto da ficha de inscrição, da carta de motivação e do termo de compromisso. A entidade interessada pode acessar toda a documentação no site do OTMG. 

Documentação

  • Ficha Cadastral devidamente preenchida;
  • Termo de Compromisso devidamente assinado e firmado com a Secult;
  • Carta de motivação sobre atuação da entidade e contribuição para a rede;
  • Documentação comprobatória (Obrigatório a apresentação de pelo menos 01 dos itens a seguir): Relatório de pesquisas relacionadas ao turismo com série histórica de pelo menos 03 anos corridos intercalados; Trabalhos acadêmicos publicados de forma frequente sob tutela da entidade pleiteante; Comprovação de existência de equipe responsável exclusivamente à pesquisa.

Canais de Prestação

Email

observatorio@secult.mg.gov.br
3
Aguardar contactado da SECULT para sanar dúvidas a respeito da certificação

Após inscrição, a entidade inscrita poderá ser contactada por servidores da Secult caso haja alguma dúvida em relação a sua candidatura. A Secult após o período de inscrição, realiza um período de análise das candidaturas em que podem ser levantados questionamentos sobre a inscrição realizada e para dar o parecer final, ou seja, a certificação, o contato ao candidato é indispensável. 

Canais de Prestação

Email

observatorio@secult.mg.gov.br
4
Participar das Reuniões da Rede de Observatório

Após receber a certificação, o responsável ou suplente da entidade certificada deverá participar das reuniões da Rede do Observatório do Turismo de Minas Gerais. 

Canais de Prestação

Email

observatorio@secult.mg.gov.br

Outras informações

O Observatório do Turismo de Minas Gerais é uma instância de pesquisa regulamentada pela Lei nº 22.765, de 20/12/2017, e pelo Decreto nº47.526, de 06/11/2018, que tem como objetivo o monitoramento em rede da atividade turística no estado, o incentivo à inovação, à inteligência de mercado e o fomento à pesquisa acadêmica em turismo. Sua coordenação fica a cargo da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, SECULT-MG.

Unidades onde o serviço é prestado