Ofertar ações de promoção em Direitos Humanos

Os Centros de Referência em Direitos Humanos são equipamentos públicos para oferecimento de ações de promoção em direitos humanos (cursos, oficinas, rodas de conversas e campanhas educativas, entre outos), atendimentos multidisciplinar de proteção em direitos humanos e articulação da rede local.

Na região definida, o cidadão e as organizações sociais podem acessar e participar do Centro de Referência em Direitos Humanos, espaço privilegiado de articulação, encaminhamento e apoio a demandas voltadas para práticas de cidadania e/ou casos de violações de Direitos Humanos.

Serviço gratuito.

Entrar em contato com Centro de Referência em Direitos Humanos

Qualquer pessoa, sociedade civil, coletivos, movimentos sociais que queira realizar denúncia de violação de direitos humanos ou participar de ações de promoção deve entrar em contato com o CRDH de sua região, nas opções constantes nos canais de prestação abaixo (presencial. e-mail e telefone).

CRDH – da Mata: Rua Vitorino Braga, 126. Bairro Vitorino Braga. Juiz de Fora-MG.
Telefone: 32 - 3236-8427 / 32 - 9 9102-3427
CRDH - Mucuri: Avenida Floriano Peixoto, 221. Bairro Manoel Pimenta. Teófilo Otoni – MG.
Telefone: 33 - 3521-3015 / 33 - 9 8731-0395
CRDH - Sul:  Rua João Paulino Damasceno, nº. 646. Bairro: Vila São Vicente, Alfenas-MG.
CRDH Norte:  Rua Juca Prates, 1100. Morrinhos. Montes Claros – MG.
Telefone: (38) 99725-3694 ou (38) 99725-3924

32 - 3236-8427

O público usuário do Centro de Referência em Direitos Humanos é constituído por qualquer pessoa que demande orientação sobre serviços, políticas, projetos e programas disponibilizados pela rede local, informações sobre seus direitos e deveres e por pessoas que se encontram em situação de violação de Direitos Humanos, em suas diversas formas de manifestação, como violência, intolerância, preconceito, desrespeito, abuso, maus tratos, negligência e abandono, motivadas por religião, gênero, orientação sexual, nacionalidade, cor, etnia e outras.

É público alvo da política, ainda, as pessoas que queiram registrar denúncia ou que se interessem em participar de atividades de cidadania e defesa de Direitos Humanos.

Qualquer pessoa, sociedade civil, coletivos, movimentos sociais.

O CRDH integra a  política estadual de Direitos Humanos do Estado de Minas Gerais, que desenvolve ações de promoção, proteção e defesa dos direitos humanos em conformidade com as diretrizes contidas no Decreto da União de nº 7.037, de 21 de dezembro de 2009, que aprova o Programa Nacional de Direitos Humanos-PNDH-3 e que este prevê a implantação e manutenção dos Centros de Referência em Direitos Humanos.

Atualmente existem 04 equipamentos em Minas Gerais, localizados nos municípios de Alfenas, Juiz de Fora, Montes Claros e Teófilo Otoni.

Desenvolvidos por meio de parceria entre instituições da sociedade civil e a Sedese são importantes mecanimos locais para diminuir a incidência de violações e violências que acometem os grupos sistematicamente vulnerabilizados e, ao mesmo tempo, a subnotificação desses dados. Além disso, visam melhorar a integração e reatividade entre as redes de políticas públicas de promoção e proteção de direitos humanos no Estado.

Município Unidade
Montes Claros Diretoria Regional