Solicitar internação para pacientes que precisam de cuidados médicos prolongados

Conteúdo Principal

O que é?

Atender aos pacientes crônicos que necessitam de internação hospitalar por tempo maior. São casos que necessitam de atendimento multiprofissional, proporcionando a sua recuperação ou melhoria do estado geral do paciente. Os pacientes que precisam de cuidados prolongados normalmente passaram por graves acidentes, sofrendo grandes fraturas, grandes queimaduras, problemas cardiovasculares, derrames e infartos, que exigem tratamento específico e outros procedimentos para a recuperação dos movimentos, a exemplo de fisioterapia.

Etapas, custos e documentos

1
Solicitar atendimento para cuidados prolongados

Para o atendimento, será necessário que o paciente seja encaminhado pelo hospital de origem, por um posto de saúde ou UPA (Unidade de Pronto Atendimento) mais próximos de sua residência ou encaminhado pela secretaria de saúde do seu município.

Os casos de internações envolvem pacientes que não correm mais risco de morte, que não necessitam de terapia intensiva e precisam de tratamentos específicos para retomar a sua rotina de vida. O tratamento consiste em oferecer serviços especializados em fisioterapia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, psicologia e suporte nutricional. Para receber o atendimento no hospital, o paciente deve ser encaminhado pelo médico responsável, que após avaliação da equipe médica o paciente é admitido na Unidade para reabilitação.

O serviço oferece também assistência multiprofissional para Linha de Cuidado de pessoas acometidas pela hanseníase que residem em ex-colônia de hanseníase através da execução de planos de cuidados individualizados. Geralmente, os usuários são idosos e pessoas com deficiência que recebem ações de promoção à saúde, de prevenção, de reabilitação e de cuidados curativos e ou paliativos.

Documentação

Certidão de Nascimento ou Carteira de Identidade do paciente e documento de identidade do responsável legal.

Valor

Gratuito.

Quem pode utilizar este serviço?

Todo cidadão encaminhado pelo posto de saúde ou UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do Município onde as Unidades estão inseridas.

Legislação

Lei Federal 8080/90 - Sistema Único de Saúde.

Dúvidas frequentes

O atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) é universal, integral e acessível à toda população, sem cobrança de valores de consultas ou exames realizados.

Unidades onde o serviço é prestado

Atualizado em: