Solicitar atendimento para adultos com doenças infectocontagiosas

Conteúdo Principal

O que é?

Atender adultos com doenças infectocontagiosas causadas por vírus, bactérias ou protozoários e que podem ser transmitidas a outras pessoas. Entre estas doenças, estão as sexualmente transmissíveis, como HIV/ Aids, sífilis e outras. Estão também a tuberculose; doenças de pele, como a herpes; malária; leishmaniose; hepatites; poliomielite; sarampo; difteria; tétano; coqueluche; rubéola; caxumba e meningite, entre outras. Todo o atendimento é realizado gratuitamente.

Etapas, custos e documentos

1
Solicitar atendimento ambulatorial e de urgência

O paciente deverá procurar um posto de saúde ou UPA (Unidade de Pronto Atendimento) mais próximos de sua residência para solicitar encaminhamento ao hospital de referência. Ao chegar ao hospital, o paciente será atendido pela equipe médica para avaliação clínica e indicação do tratamento que será adotado. Para os casos de urgência, o atendimento deverá ser realizado no pronto atendimento 24 horas

Documentação

Documento de identidade com foto (Carteira de identidade, carteira profissional, carteira de motorista ou passaporte)

Valor

Gratuito
 

Quanto tempo leva?


 

Quem pode utilizar este serviço?

Todo cidadão adulto encaminhado pelo posto de saúde ou UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do seu Município. 

Legislação

Lei Federal 8080/90 - Sistema Único de Saúde
 

Dúvidas frequentes

O atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) é universal, integral e acessível à toda população, sem cobrança de valores de consultas ou exames realizados.

Unidades onde o serviço é prestado

Atualizado em: