Solicitar atendimento hospitalar à saúde da mulher

Conteúdo Principal

O que é?

Atenção hospitalar à mulher, em todas as fases da vida, para consultas referênciados e atendimentos de urgência nas intercorrências da gestante ou em situações ginecológicas. O serviço inclui áreas de ginecologia especializada, cirurgias ginecológicas e mastologia benigna e atendimento hospitalar ginecológico, parto e puerpério.

Etapas, custos e documentos

1
Solicitar o atendimento hospitalar à saúde da mulher

Para os serviços ambulatoriais, a mulher deverá procurar um posto de saúde ou UPA (Unidade de Pronto Atendimento) mais próximos de sua residência para o seu encaminhamento ao hospital de referência. Para o caso de atendimento especializado, a Central de Regulação do município agendará a consulta para um dos hospitais de referência. A gestante com alto risco (caso de mulheres com problemas de hipertensão, diabetes e de coração; ou que já tenham perdido seu bebê em gestação anterior) também será encaminhada para consulta através da Central de Regulação. Para os casos de urgência, o atendimento poderá ser realizado no pronto atendimento 24 horas do hospital de referência ou acionar o Corpo de Bombeiros (193) ou o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), através do 192.

Documentação

Documento de identidade com foto (Carteira de identidade, carteira profissional, carteira de motorista ou passaporte).

Valor

Gratuito.

Quem pode utilizar este serviço?

Toda mulher adulta ou adolescente encaminhadas pelo posto de saúde ou UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do seu Município.

Legislação

Lei Federal 8080/90 - Sistema Único de Saúde.

Dúvidas frequentes

O atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) é universal, integral e acessível à toda população, sem cobrança de valores de consultas ou exames realizados.

Unidades onde o serviço é prestado

Atualizado em: