Solicitar atendimento de urgência psiquiátrica para adultos

Conteúdo Principal

O que é?

Atender às pessoas portadoras de sofrimento mental, em crise, que sofrem alteração nas ações (atos agressivos), no pensamento (delírio) ou desorganização psíquica, agitação psicomotora e depressão grave. Situações que precisam de atendimento rápido, quando estes colocam a própria vida em risco ou a vida de terceiros. 

Etapas, custos e documentos

1
Solicitar atendimento urgência para adulto

Para o atendimento psiquiátrico a pacientes agudos, o encaminhamento é realizado pelo Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) municipal. O funcionamento é por 24 horas.
O atendimento é realizado de forma interdisciplinar (psiquiatria, psicoterapia e clínica médica), quando será construído um projeto terapêutico singular (PTS), juntamente com o paciente e as equipes da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS). 
Após avaliação da equipe, o paciente poderá ser encaminhado para internação, quando apresentam quadro de urgência psiquiátrica como: uso abusivo de álcool e outras drogas; neuroses e psicoses agudas (delírios, alucinações, neuroses e psicoses agudas, agressividade dirigida a si ou a terceiros, tentativa de autoextermínio ou automutilação, medo excessivo, ansiedade, generalidade, comportamentos repetitivos graves, depressão grave, dentre outros).
O atendimento psiquiátrico inclui abordagem de equipe multidisciplinar, oficinas terapêuticas, orientação e acompanhamento à família do paciente. 
Esse serviço também acompanha pacientes que sofreram traumas no crânio e ficaram com alguma sequela neurológica.
O atendimento ambulatorial é realizado por meio de encaminhamento da Central de Marcação de Consultas do município ou das Unidades Básicas de Saúde, quando são agendadas as consultas eletivas em Psicologia, Terapia Ocupacional e Psiquiatria. 
Após a primeira consulta, o profissional responsável pelo atendimento faz o agendamento dos retornos. 
 

Documentação

Documento de identidade com foto (Carteira de identidade, carteira profissional, carteira de motorista ou passaporte).

Valor

Gratuito.

Quem pode utilizar este serviço?

Todo cidadão adulto.

Legislação

Lei Federal 8080/90 - Sistema Único de Saúde.

Dúvidas frequentes

O atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) é universal, integral e acessível à toda população, sem cobrança de valores de consultas ou exames realizados.

Outras informações

O paciente deverá estar acompanhado por familiar ou acompanhante em condições de informar seus dados e história corretamente.

Unidades onde o serviço é prestado

Atualizado em: