Solicitar atendimento de urgência em clínica médica

Conteúdo Principal

O que é?

Atender às urgências e emergências em clínica médica de pessoas com patologias agudas. Entre os atendimentos mais comuns estão: cólica renal (rins), gastrite, dores de estômago, pneumonia, dor no peito, sangramentos e outros. É recomendado chamar imediatamente o resgate por meio do Corpo de Bombeiros (193) ou pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), 192. 

Etapas, custos e documentos

1
Receber atendimento urgência em clínica médica

Para os atendimentos  o paciente deve procurar um posto de saúde ou Unidade de Pronto Atendimento (UPA) mais próximos de sua residência para avaliação clínica e se necessário será encaminhado para um  hospitais de referência. O paciente irá passar pelo serviço de triagem e posteriormente será encaminhado ao tratamento com especialistas das áreas específicas, como por exemplo, urologistas (rins) ou cardiologistas (coração). Caso seja necessário, serão realizados exames para o diagnóstivo. O paciente será medicado e encaminhado para o próprio atendimento do hospital, ou será transferido para outro hospital através da central de regulação de leitos que poderá operá-lo posteriormente, conforme o diagnóstico.

Documentação

Documento de identidade com foto (Carteira de identidade, carteira profissional, carteira de motorista ou passaporte).

Valor

Gratuito.

Quem pode utilizar este serviço?

Todo cidadão.

Legislação

Lei Federal 8080/90 - Sistema Único de Saúde.

Dúvidas frequentes

O atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) é universal, integral e acessível à toda população, sem cobrança de valores de consultas ou exames realizados.

Unidades onde o serviço é prestado

Atualizado em: