Solicitar atendimento de cirurgias de urgência para pacientes com risco de morte

Conteúdo Principal

O que é?

Atender às urgências e emergências de pessoas que correm risco de morte e necessitam de intervenção cirúrgica imediata. Entre os casos que podem precisar de uma cirurgia de urgência estão apendicite, hemorragias internas e digestivas, úlceras supuradas, cólica biliar, peritonite, obstrução intestinal aguda e infarto intestinal (quando as alças intestinais não recebem mais a circulação arterial ou venosa). Os sintomas mais comuns são dores agudas e inchaço na região do abdômen. É recomendado o resgate por meio do Corpo de Bombeiros (193) ou pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), 192. 

Etapas, custos e documentos

1
Solicitar atendimento de urgência

Para o atendimento, o paciente deve ser encaminhado para um dos hospitais indicados e passar pelo serviço de triagem, que irá verificar se há realmente risco de morte. Havendo o risco e, se necessário, são realizados os exames para o diagnóstivo e o paciente é levado imediatamente para o bloco cirúrgico.

Para os casos em que não há o risco de morte, o paciente é medicado e encaminhado para o atendimento - no próprio hospital, ou será transferido para outro hospital, por meio da central de regulação de leitos que poderá operá-lo posteriormente, conforme o diagnóstico.

Documentação

Documento de identidade com foto (Carteira de identidade, carteira profissional, carteira de motorista ou passaporte).

Valor

Gratuito.

Quem pode utilizar este serviço?

Todo cidadão.

Legislação

Lei Federal 8080/90 - Sistema Único de Saúde.

Dúvidas frequentes

O atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) é universal, integral e acessível à toda população, sem cobrança de valores de consultas ou exames realizados.

Unidades onde o serviço é prestado

Atualizado em: