Solicitar atendimento aos pacientes com complicações da tuberculose

Conteúdo Principal

O que é?

Atender aos pacientes com complicações clínicas ou cirúrgicas relacionadas à tuberculose. A tuberculose é uma doença grave, transmitida pelo ar, por meio do Bacilo de Koch, que pode atingir todos os órgãos do corpo, em especial os pulmões. Os sintomas são:  tosse persistente, que pode estar associada à produção de escarro; sangue no escarro ou tosse com sangue puro;  febre; suor excessivo à noite; perda de peso;  perda do apetite e fraqueza. 

Etapas, custos e documentos

1
Solicitar atendimento ambulatorial de urgência

O atendimento é realizado inicialmente com exames que identificam a presença do Bacilo de Koch, responsável por provocar a tuberculose.
Para os casos de pacientes que abandonaram o tratamento, geralmente é ncecessária internação hospitalar de longa permanência e o paciente só recebe alta quando estiver curado (o teste da tuberculose tem que dar negativo).
 
Para os atendimentos ambulatoriais e consultas periódicas, o paciente deverá procurar um posto de saúde ou Unidade de Pronto Atendimento (UPA) mais próximos de sua residência para solicitar encaminhamento ao hospital de referência. Ao chegar ao hospital, o paciente será atendido pela equipe médica para avaliação clínica e indicação do tratamento que será adotado. Para os casos de urgência, o atendimento deverá ser realizado no pronto atendimento 24 horas.

Documentação

Documento de identidade com foto (Carteira de identidade, carteira profissional, carteira de motorista ou passaporte).

Valor

Gratuito.

Quem pode utilizar este serviço?

Todo cidadão encaminhado pelo posto de saúde ou UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do Município onde as Unidades estão inseridas.

Legislação

Lei Federal 8080/90 - Sistema Único de Saúde.

Dúvidas frequentes

O atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) é universal, integral e acessível à toda população, sem cobrança de valores de consultas ou exames realizados.

Outras informações

A tuberculose é uma doença que tem cura, mas a adesão do paciente é essencial. O tratamento médico deve ser seguido até o final e poderá ser feito no posto de saúde mais próximo de casa, onde a medicação é fornecida gratuitamente mediante pedido médico. Caso o paciente abandone o tratamento, que, em geral, demora seis meses, ou não tome corretamente os remédios, a doença pode evoluir para uma forma resistente.

Unidades onde o serviço é prestado

Atualizado em: