Solicitar atendimento ambulatorial para diagnóstico e linha de cuidados da hanseníase

Conteúdo Principal

O que é?

Atender e realizar o acompanhamento aos pacientes afetados pela hanseníase. Quanto mais cedo forem o diagnóstico e o tratamento da doença, maior a chance que o paciente tem de prevenir as suas consequências. Os sintomas da doença são: aparecimento de caroços ou inchaços no rosto, orelhas, cotovelos e mãos; entupimento constante do nariz, com um pouco de sangue e feridas; redução ou ausência de sensibilidade ao calor, ao frio, à dor e ao tato; manchas em qualquer parte do corpo, que podem ser pálidas, esbranquiçadas ou avermelhadas; partes do corpo dormentes ou amortecidas, além de perdas dos ossos das extremidades, com deformidades das mãos, pés, nariz, orelha. O paciente em tratamento deixa de ser transmissor da doença. 

Etapas, custos e documentos

1
Solicitar o atendimento

O atendimento é realizado para pacientes que buscam tratamento para hanseníase. Inicialmente o paciente passa por avaliação pelas especialidades de clínica médica e neurológica, que  indicam os procedimentos necessários e fornecem o pedido para a retirada dos medicamentos, que são distribuídos gratuitamente. O uso da medicação pode ser feito em casa ou em dias pré-agendados nos serviços de saúde da comunidade – “medicação assistida”. 
A internação hospitalar pode ser necessária quando o paciente apresenta reações alérgicas, quando do uso da medicação; nos casos de doença recente (formas agudas da doença), em que o paciente tem muita febre, lesões de pele e dores em todo o corpo e juntas; ou em casos muito graves ou em que a família não tenha condições de acompanhar o início do tratamento em casa. A duração do tratamento varia de acordo com a forma da doença, podendo levar de seis meses (para as formas mais brandas) a 24 meses (para as formas mais graves ou de tratamento mais tardios ou resistentes). 
É realizado serviço de coleta de raspado do interior da pele de pontos tradicionais ou de lesões indicadas pelo médico para diagnóstico complementar da hanseníase, auxiliando no direcionamento do tratamento através do resultado da investigação da presença de bactérias no tecido analisado.
Para os atendimentos ambulatoriais e consultas periódicas, o  paciente deverá procurar um posto de saúde ou Unidade de Pronto Atendimento (UPA) mais próximos de sua residência para solicitar encaminhamento ao hospital de referência. 
Para os casos de urgência, o atendimento deverá ser realizado no pronto atendimento 24 horas
Devido regime de segregação social ocorrido por décadas, muitos pacientes se tornaram residentes das Casas de Saúde. Para uma melhor atenção e cuidados com essas pacientes, foi criado o Serviço de Assistência Multiprofissional da Linha de Cuidado às pessoas acometidas pela hanseníase e que residiam em ex-colônias de hanseníase é realizado por meio de planos de cuidados individualizados. Geralmente, os usuários são idosos e pessoas com deficiência, residentes dos lares inclusivos que recebem ações de promoção à saúde, de prevenção, reabilitação e cuidados curativos e/ou paliativos.

Documentação

Documento de identidade com foto (Carteira de identidade, carteira profissional, carteira de motorista ou passaporte).

Valor

Gratuito.

Quem pode utilizar este serviço?

Todo cidadão encaminhado pelo posto de saúde ou UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do Município onde as Unidades estão inseridas.

Legislação

Lei Federal 8080/90 - Sistema Único de Saúde.

Dúvidas frequentes

O atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) é universal, integral e acessível à toda população, sem cobrança de valores de consultas ou exames realizados.

Unidades onde o serviço é prestado

Atualizado em: